Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Política

Dr. Neidson indica necessidade de um centro cirúrgico no Hospital Infantil Cosme e Damião em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Parlamentar também destacou importância da construção de uma ala própria para pacientes crônicos na unidade médica infantil da Capital

O deputado Dr. Neidson (PMN) indicou ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a possibilidade de ser construído um centro cirúrgico, exclusivo, no Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho.

A propositura, segundo o parlamentar, visa atender os pacientes que necessitam de cirurgias e são inseridos em filas de espera do centro cirúrgico do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HB).

“O Hospital Infantil Cosme e Damião não conta com um centro cirúrgico próprio e muitas vezes, cirurgias são cancelas, pois o centro do HB não tem capacidade para atender os dois hospitais”, explica Dr. Neidson.

O deputado ressalta que um centro cirúrgico é de extrema importância e responsabilidade para a unidade hospitalar, “uma vez que minimiza os riscos inerentes aos pacientes que precisam de cirurgias imediatas”, cita.

Na propositura, Dr. Neidson explica que a ideia é centralizar os serviços do Cosme e Damião em sua própria unidade. Em sua indicação, o deputado ainda destaca um dos Direitos Fundamentais, que sem seu Capítulo I, correspondente ao Direito à Vida e à Saúde, no Artigo 11 define que “é assegurado atendimento integral à saúde da criança e do adolescente, por intermédio do Sistema Único de Saúde, garantindo o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção e recuperação da saúde. ”

Ala para pacientes crônicos

 Em uma segunda indicação, também ao Poder Executivo e através da Sesau, Dr. Neidson solicita a construção de uma ala para pacientes crônicos no Hospital Infantil Cosme e Damião que saem da UTI e precisam ser encaminhados para um local específico.

“E esta ala também poderá ser utilizada para ministrar cursos aos familiares dos pacientes, cursos que podem auxiliar no acompanhamento dos pacientes crônicos em suas residências”, ressaltou Dr. Neidson.

 

Fotos: Assessoria

 

Compartilhe: