Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Política

Luizinho cobra envio do novo Zoneamento para a Assembleia Legislativa


Compartilhe:

Publicado por

em

Deputado diz que Sedam anuncia encaminhamento desde o ano passado

O deputado Luizinho Goebel (PV) cobrou da Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), durante sessão ordinária nesta quarta-feira (4), o envio, para apreciação da Assembleia Legislativa, do projeto do novo Zoneamento Socioeconômico de Rondônia. O parlamentar disse não entender o motivo pelo qual o Zoneamento não é encaminhado para o Legislativo, pois desde o ano passado a pasta anuncia este compromisso.

A atualização desse mapeamento, de acordo com Goebel, vai possibilitar a geração de novas riquezas para Rondônia com os produtores rurais sabendo exatamente o que poderão explorar. “O que a Sedam está esperando? ”, indagou ele da tribuna da Casa. “O momento, ainda conforme o orador, é oportuno, pois o Estado está precisando arrecadar mais e passar para uma nova etapa de crescimento, ” considerou.

O Zoneamento Socioeconômico fornece informações sociais, econômicas e ambientais. Com o planejamento, a meta é otimizar a exploração das terras e dar suporte para as chamadas políticas públicas, que atendem as comunidades e a população em geral. Na criação do Estado, o mapa mostrava Rondônia com apenas os municípios de Porto Velho e Guajará-Mirim.

Neste mapeamento, a área urbana é composta por áreas ocupadas e as áreas territoriais para onde Rondônia ainda pode se desenvolver e ser ocupada. Na área rural, além da agropecuária, há setores reservados para manejo florestal, de produção sustentável, áreas de extrativismo, terras indígenas e para pesquisa e conservação ambiental.

Foto: Marcos Figueira-ALE/RO

Compartilhe: