Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

Ismael Crispin prestigia lançamento das obras do IFRO em São Miguel do Guaporé


Compartilhe:

Publicado por

em

Construção contempla construção de 12 salas de aula e espaço para biblioteca

Na manhã de sexta-feira (28), o deputado Ismael Crispin (PSB) prestigiou o lançamento das obras do novo Campus Avançado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), no município de São Miguel do Guaporé. O evento contou com a presença de diversas autoridades.

Com valor previsto de R$ 6.201.513,60, essa etapa do projeto do Campus São Miguel prevê a construção de um bloco Administrativo/Pedagógico, com 12 salas de aula e espaço para a biblioteca. A empresa tem um prazo de 12 meses para a conclusão da obra, acrescido de mais quatro meses para a entrega final, totalizando 18 meses.

Citando um trecho da música do cantor Raul Seixas que diz que “Sonho que se sonha só..É só um sonho que se sonha só…Mas sonho que se sonha junto é realidade”, o deputado Ismael afirmou que o município de São Miguel do Guaporé está vivendo a realidade de um sonho.

“Estamos aguardando por esse momento desde 2010. Lembro de uma audiência pública que fizemos, que na ocasião foi conduzida pelo então presidente da Câmara, vereador Darci, que clamávamos pela implantação do IFRO na nossa região e hoje estamos aqui comemorando essa realidade. Parabenizo o empenho do vereador Darci, do professor Gilmar, do reitor da época Raimundo Jimenez pelo empenho e dedicação”, recordou.

Por fim, Ismael apontou que esse campus poderia estar sendo construído em qualquer lugar do Brasil, mas graças a uma corrente do bem, o município de São Miguel do Guaporé foi o contemplado. “Juntos vencemos o medo e o IFRO hoje é uma realidade nossa”, finalizou.

 

 

Campus Avançado São Miguel do Guaporé

 

Já em funcionamento no município, o Campus Avançado São Miguel do Guaporé possui sede provisória no Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (CEEJA), sala 7. São 702 estudantes matriculados, desses, 84 em cursos presenciais (Técnico em Administração Concomitante e Técnico em Administração Subsequente ao Ensino Médio) e os demais em cursos de Educação a Distância (EaD) ofertados pelo IFRO. Com a construção da sede definitiva, planeja-se ampliar a oferta de vagas na região para 400 alunos presenciais.

O Diretor-Geral do Campus Avançado São Miguel do Guaporé, Miguel Fabrício Zamberlan, agradece a todos pelo apoio, especialmente as autoridades políticas pela disponibilização de recursos financeiros no Orçamento Geral da União e as autoridades locais pelo empenho e pelas parcerias estabelecidas desde a implantação do Polo EaD no ano de 2012. “Com a instalação da obra daremos o primeiro passo para o atendimento da comunidade escolar do Campus Avançado São Miguel do Guaporé com espaço físico de qualidade, que é uma característica do IFRO”, descreve Miguel.

Com a instalação da unidade, inicia-se uma nova fase de desenvolvimento socioeconômico na região, considerando a implementação pelo IFRO de atividades de ensino, pesquisa e extensão alinhadas aos arranjos produtivos locais. O diretor ainda analisa que a instalação do Campus Avançado São Miguel do Guaporé concretiza uma expectativa há anos alimentada pela população local, uma vez que toda a região do Vale do Guaporé (do município de Alvorada do Oeste até o município de Costa Marques) estava desassistida de uma instituição de ensino pública com oferta de cursos técnicos e, principalmente, de nível superior.

Fotos: Assessoria

 

Compartilhe: