Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Nacional

Saiba como fazer um cronograma de estudos para o Enem 2020


Compartilhe:

Publicado por

em

A organização para quem quer estar bem preparado para o exame é essencial

Parece cedo, mas muitos estudantes já estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que acontece em outubro e novembro de 2020. Para facilitar a organização do estudante é importante elaborar o seu cronograma de estudos do Enem 2020, por exemplo, fazer cursinho pré-vestibular, assistir videoaulas, tirar dúvidas, dormir 8h por noite etc.

A organização para quem quer estar bem preparado para a prova do Enem é essencial para iniciar os estudos, pois planejar o cronograma de estudos com antecedência ajuda a ir bem no Enem. Então, confira as dicas para planejar o seu cronograma de estudos do Enem 2020.

  1. Estabeleça metas, objetivos e prioridades

Você precisa entender que o esforço que você está fazendo é por tempo determinado e a sua meta principal é estar preparado para o Enem. Assim, calcule o tempo que você terá até o dia da prova e defina uma quantidade de tempo para atingir um objetivo, que pode ser, por exemplo, entender um conteúdo de matemática ou escrever uma certa quantidade de redações.

  1. Estabeleça horários para estudar

Encaixe os estudos nos períodos que você sabe que pode e quer estudar. Evite colocar atividades cansativas próximas umas das outras para você não se cansar rápido. Uma dica é colocar essas matérias nos horários que você tem mais disposição para estudar. Se você consegue produzir melhor pela manhã, por exemplo, então esses conteúdos mais difíceis devem ser praticados nos primeiros horários do dia.

  1. Organize conteúdos

Pesquise sobre os assuntos que mais caem no Enem e faça uma lista com níveis de dificuldade. Assim, você saberá que para aquelas matérias que você tem maior dificuldade precisará dedicar mais tempo da sua rotina.

  1. Cuide do corpo e da mente

É preciso dar importância ao seu corpo e à sua mente, uma vez que a pressão e o estresse da rotina podem prejudicar o seu rendimento no dia da prova. Separe coisas legais que você gosta de fazer durante os finais de semana e que vão ser bons também para o seu corpo.

  1. Descreva o que vai estudar

Identifique o assunto de cada matéria que pretende estudar em determinado dia e horário, pois “estudar história” no cronograma é muito amplo. Assim, investigue quais são as matérias que mais caem no Enem e especifique isso no plano, por exemplo: estudar Brasil Colônia.

  1. Cronograma deve ser ajustado semanalmente

É preciso ir ajustando seu cronograma de acordo com a sua realidade e isso deve ser feito em prazos curtos de uma semana ou, no máximo, um mês. Com isso, você poderá perceber quais matérias você tem mais dificuldade a cada semana e tentar organizá-las de uma forma que contribua para o seu máximo aprendizado.

Se você gostou das dicas para construir seu cronograma de estudos para o Enem 2020, você pode conferir os sites que oferecem planos de estudos para melhorar a sua experiência com o planejamento. Você também pode se preparar com cursinhos pré- Enem.

Compartilhe: