Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

Ismael Crispin celebra introdução do símbolo soberano do Poder Legislativo de Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Bandeira oficial da Assembleia Legislativa foi escolhida através de concurso

Com a sensação de dever cumprindo, o deputado Ismael Crispin (PSB), celebrou na manhã desta terça-feira (18) durante ato cívico realizado na Assembleia Legislativa de Rondônia, a introdução e hasteamento da bandeira oficial do Poder Legislativo, escolhida através de concurso, realizado dentro da programação em comemoração aos 36 anos da promulgação da primeira Constituição de Rondônia.

Crispin afirmou que o concurso da bandeira, contribui seguramente para promover o resgate da importância histórica, social e política da primeira Constituição Estadual, bem como, o resgate de cidadania em sua essência. “A bandeira é definida classicamente como sendo o símbolo visual representativo. Ou seja, toda e qualquer entidade constituída, pode adotar uma bandeira como seu símbolo representativo”, disse.

O parlamentar pontuou ainda, que a proposta da instituição da bandeira foi além de uma representatividade, ilustra também de forma contundente o brio de todos os servidores da Casa de Leis de Rondônia. “Tive a honra, juntamente com os demais colaboradores que atuaram nesta programação, a oportunidade única e histórica, de sermos partes atuantes na escolha de nosso símbolo, de nossa representatividade, de nossa bandeira e hoje estamos aqui fortalecendo a imagem e a identidade do Poder Legislativo Estadual”, comemorou.

Por fim, o deputado Ismael Crispin, que atuou como presidente da comissão do evento dos 36 anos, ressaltou que os deputados da Décima Legislatura estão deixando seu legado para Rondônia.  “Estamos escrevendo a nossa história nesta legislatura. Eu tenho a consciência que isso aqui acaba, então precisamos deixar a nossa marca. Espero que os próximos trinta e seis anos sejam venturosos em justiça social, humanismo, e, principalmente em respeito às conquistas sociais, que garantam a dignidade da pessoa humana, e o bem-estar de nosso povo”, finalizou.

Concurso da Bandeira 

Foram 125 trabalhos inscritos no concurso para escolha da bandeira oficial da Assembleia Legislativa de Rondônia. Os materiais foram analisados por comissões técnicas com base em edital divulgado previamente. Entre os requisitos estava o uso das cores da bandeira de Rondônia.

De acordo com o vencedor do concurso da bandeira oficial, Valdiele Dutra, a bandeira é formada por faixas horizontais, que representam a “solidez e firmeza com que o povo rondoniense, a nossa história e do nosso estado se interagem”, explicou. As faixas horizontais ainda contribuem com a exemplificação de um horizonte infindável de possibilidades que poderemos experimentar ao longo do tempo.

Ainda segundo Dutra, a estrela azul de 5 pontas faz a conclusão de todo o esforço desprendido ao longo de séculos, seja o esforço incansável dos trabalhadores da Estrada de Ferro, seja dos sertanistas liderado por Marechal Rondon os quais marcaram a história não só brasileira como também a mundial. E nos colocam em posição de destaque no cenário nacional, nos dando o merecido reconhecimento.

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO

Compartilhe: