Conectado por

Rondônia, quinta, 18 de abril de 2024.

Geral

Rondonienses com suspeita de coronavírus estavam com gripe


Compartilhe:

Publicado por

em

O  resultado do exame feito no casal de aproximadamente 45 anos com suspeita de corona coronavírus em Porto Velho, deu negativo para a doença, segundo informou a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), na manhã deste sábado (8).

De acordo com a Sesau, as amostras colhidas do casal e analisadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentaram resultado positivo para influenza B.

Os dois pacientes com a suspeita da doença foram acompanhados em casa pelas equipes do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVs).

O secretário de saúde Fernando Máximo ressaltou que a secretaria seguiu todos os protocolos quando houve a suspeita, de acordo com o Ministério da Saúde. “Nós fizemos o monitoramento desse casal até que saísse o resultado. A secretaria primou pela prevenção, cuidado e zelo até sair o resultado do exame feito no casal”, disse.

No dia 31 de janeiro, o casal foi submetido aos primeiros exames, feitos em Porto Velho. Sete dias depois, saiu o resultado negativo para rinovírus, influenza A, H1N1, H3N2 e vírus sincicial respiratório.

Para ser considerado um caso suspeito de coronavírus, segundo Fernando Máximo, a pessoa tem que apresentar febre, tosse, falta de ar e ter contato com alguém que esteve na China recentemente, e que está apresentando os sintomas, sendo suspeito ou confirmado.

Em caso de suspeita, a população deve procurar uma Unidade Básica de Saúde ou UPA do seu município. Dúvidas também podem ser tiradas ligando no 0800 642 5398 do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde CIEVs, em caso de suspeitas.

 

Fonte url:

https://www.rondoniagora.com/geral/pacientes-rondonienses-com-suspeita-de-coronavirus-estavam-com-gripe-revelam-exames

Compartilhe: