Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Geral

Educação superior: cresce número de mestres e doutores


Compartilhe:

Publicado por

em

O maior percentual de doutores se concentra na rede pública

O número de professores em busca de qualificação é crescente a cada ano. Segundo dados apurados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), aproximadamente 80% dos 384 mil docentes têm mestrado e/ou doutorado.

A missão da PNE (Lei n.º 13.005/2014) prevê que 75% dos docentes em exercício na educação superior tenham mestrado ou doutorado com, no mínimo, 35% de professores com título de doutor. O Censo da Educação Superior informou que a meta 13 do Plano Nacional de Educação (PNE) foi alcançada.

Ainda segundo o Inep, o número de professores com doutorado concluído cresceu tanto nas instituições públicas quanto privadas, entretanto, a proporção na rede pública de ensino é maior: cerca de 64,3%. Nos centros privados, a tendência também é crescente, atualmente em 25,9% de doutores.

Já o número de mestres é mais expressivo na rede particular, tendo registrado um decréscimo na educação pública. Nas unidades particulares, metade dos docentes possuem mestrado (aproximadamente 50,1%), sendo que, há 10 anos, este grupo totalizava um percentual de 40%. Os dados de 2018 apontam um em cada quatro professores (25,5%) com mestrado, enquanto em 2008 eles eram 28,1%.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: