educamais
Conectado por

Plural Saúde

Nacional

Vacina contra o Sarampo está disponível para jovens e adultos de 20 a 29 anos em Rondônia


Publicado por

em


Continua após a publicidade

Os casos de surtos de Sarampo no país colocam em alerta a saúde pública. A primeira etapa de vacinação contra a doença, que se manifesta por meio de febre, coriza, manchas na pele e tosse, teve início em outubro deste ano, dos dias 7 a 25, e foi direcionada especificamente ao público infantil (seis meses a menores de cinco anos).  Já a segunda etapa ocorre desde o dia 18 de novembro com encerramento previsto para o dia 30 (o Dia D), quando acontece grande mobilização por iniciativa da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), em parceria com demais secretarias e com o município.

 

“No dia 30 faremos uma grande mobilização em todo o estado em alusão ao encerramento da campanha de vacinação contra o Sarampo. A expectativa é alcançar o maior número de jovens, aumentando nossa rede de proteção”, destacou Arlete Baldez, gerente técnica de vigilância epidemiológica da Agevisa.

 


Continua após a publicidade

Segundo ela, em 2018, foram registrados quatro casos de sarampo em Rondônia, após contágio em Manaus que até o começo deste ano enfrentava surtos da doença. Após a descoberta dos casos, rapidamente as vítimas foram atendidas, o que possibilitou a eliminação do vírus.


Continua após a publicidade
Educa Mais Brasil

Em 2019, até o momento, nenhum caso de sarampo foi registrado, o que a gerente técnica considera como uma vitória para a saúde pública de Rondônia. “Nós estamos felizes pelos resultados alcançados, mas conseguir vacinar nesta segunda etapa uma enorme quantidade de pessoas é de grande importância, e estamos preparados para receber a população”, afirmou.

Todas as unidades de saúde já estão abastecidas e realizando a vacinação. A gerente acrescenta, ainda, que todos podem se vacinar, independente da idade, embora essa etapa seja voltada para o público específico de jovens e adultos.

Comentários do Facebook - Comente

Publicidade

Mais destaques

Facebook