Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Nacional

Ranking lista as universidades mais empreendedoras do Brasil


Compartilhe:

Publicado por

em

Nesta edição, 123 instituições de ensino superior foram selecionadas

O Ranking de Universidades Empreendedoras 2019, divulgado na última semana, classificou como empreendedoras 123 universidades de todos os estados brasileiros. Realizado pela Brasil Júnior – Confederação das Empresas Juniores Brasileiras que representa quase mil empresas juniores e mais de 20 mil estudantes, deu o primeiro lugar para a Universidade de São Paulo (USP), com nota 7,36. Em seguida, vêm a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

De acordo com Renan Nishimoto, presidente da Brasil Júnior, o ranking busca analisar pontos que estão ligados ao estímulo de habilidades que serão necessárias para profissionais e cidadãos do futuro. “O estudo é uma oportunidade para que os estudantes tenham voz para expressar preocupações, objetivos e suas percepções sobre o ambiente educacional, a partir de aspectos ligados ao empreendedorismo”, pontua.

Além disso, Nishimoto também falou sobre a importância das Universidades Empreendedora extrapolar os muros da instituição e aplicar os conhecimentos adquiridos na sala de aula para toda a sociedade. “O empreendedorismo nas universidades incentiva a proatividade para resolver problemas, assumir riscos e aproveitar oportunidades. As instituições que estimulam essas competências permitem aos alunos explorar habilidades, conhecimentos e atitudes essenciais a uma cultura empreendedora”, conclui.

O índice enumera as universidades mais empreendedoras do país e busca compreender quais práticas incentivam a inovação nas instituições de ensino superior. Para isso, os requisitos utilizados na classificação são: inovação, extensão, cultura empreendedora, capital financeiro, infraestrutura e internacionalização.

Confira o ranking abaixo:

  • Universidade de São Paulo (USP) – 7,36
  • Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – 6,71
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – 5,83
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – 5,47
  • Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) – 5,41
  • Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – 5,19
  • Universidade Estadual Paulista (Unesp) – 5,14
  • Universidade de Brasília (UnB) – 5,05
  • Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – 4,98 / Universidade Federal de Viçosa – 4,98

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: