Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Geral

Inspeção Predial é debatida em workshop realizado em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

O Workshop sobre Inspeção Predial foi realizado no dia 15 de outubro no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero) em Porto Velho. O evento foi promovido pelo Conselho Regional de Engenharia do Estado de Rondônia (Crea-RO), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-RO), Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de Rondônia (Ibape-RO) e Corpo de Bombeiros, com o objetivo de divulgar a Lei Complementar Municipal de Inspeção Predial N° 764, de 21 de maio de 2019, que torna obrigatória a vistoria em edificações com área de construção igual 400 m2.

A programação foi composta pelas palestras “Inspeção Predial: A experiência do Estado do Rio de Janeiro”, com o Engenheiro Luiz Antônio Baratta; “A segurança contra incêndio e pânico na inspeção predial”, com o 1º Ten. BM Engenheiro Sérgio Felipe Furukawa; “A Engenharia e a Inspeção Predial”, ministrada pelo Engenheiro Edson Marques da Silva Filho; “Apresentação da Lei de Inspeção Predial”, ministrada pelo Engenheiro Florestal Joel Mauro Magalhães; e “A razão de ser da Lei de Inspeção Predial de Porto Velho-RO, uma questão orgânica e legal”, ministrada pelo Engenheiro José Geraldo da Silva.

Para o Engenheiro Civil Guilherme Matheus o workshop foi de grande valia para a apresentação da lei complementar e familiarização dos profissionais com a nova atividade, além de apresentar a importância da realização da inspeção predial para prever e evitar catástrofes. “A partir da apresentação da 764/2019, os profissionais podem começar a se preparar e qualificar para a gama de serviços que estão por vir”, afirmou.

De acordo com o Engenheiro Civil Edson Rigole, diretor da Caixa de Assistência aos Profissionais do Crea (Mútua), patrocinadora do Worskshop, os trabalhos técnicos desenvolvidos pelos profissionais de Engenharia, especialmente os que estão relacionados com as inspeções, protegem a sociedade de desastres, ou seja, são atividades fundamentais que afetam diretamente as comunidades e as cidades de uma forma geral. “Além da possibilidade de gerar emprego para os profissionais, as vistorias têm a função primordial de proteger a sociedade”, complementou.

O presidente do Crea-RO, Engenheiro Florestal Carlos Antonio Xavier, disse que uma das principais responsabilidades dos síndicos é a contratação de um engenheiro civil e arquiteto especialista para fazer a inspeção predial dos edifícios. Este procedimento é importante não só avaliar o estado da obra no momento do registro, mas tentar diagnosticar possíveis problemas, minimizando ou evitando prejuízos. “Quanto mais cedo a identificação, melhores os resultados de manutenção e menores os valores investidos em reformas e consertos”, explicou.

Xavier disse ainda que a inspeção é útil para verificar partes elétricas, hidráulicas e estrutura dos prédios. “A cada cinco anos é necessário fazer a manutenção dos prédios. Quando um edifício aumenta dez anos idade, vai diminuindo o prazo, ou seja, partir dos 25 anos de idade, a manutenção e a inspeção predial devem ser feitas anualmente”, concluiu.

Compartilhe: