Conectado por

Rondônia, sexta, 26 de abril de 2024.

Geral

Alunos do Colégio Sapiens criam podcasts para falar sobre Linguagens


Compartilhe:

Publicado por

em

Em atividade desenvolvida em sala de aula com os alunos de Ensino Médio, o professor Mayoni Lima, que leciona a disciplina de Linguagens, propôs algo inovador aos estudantes: criar podcasts para desmistificar a abrangência do assunto em suas mais variadas formas.

Podcast é um arquivo digital de áudio transmitido através da internet, cujo conteúdo pode ser variado, normalmente com o propósito de transmitir informações. E o docente utilizou que os alunos do Ensino Médio são grandes consumidores da mídia e também das redes sociais para envolvê-los na atividade.

Ele conta que a ideia surgiu da necessidade de ampliar os conhecimentos dos alunos em Linguagem, percebendo que a disciplina perpassa em outras áreas, indo além da Gramática e se manifestando em várias formas de comunicação.

Leita também:

Sapiens FGV abre matrículas para cursos de MBA em Porto Velho

Colégio Sapiens abre inscrições para Concurso de Bolsas com vagas para 2020

Turma Revisão Enem do Curso Sapiens iniciará no dia 30 de setembro

Alice Brum e Letícia Bezerra (15 e 16) são da 1ª série do Ensino Médio e conta que o grupo escolheu trabalhar a metalinguagem tratada no filme “Homem-Aranha: No Aranhaverso”

Letícia explica que a ideia nasceu a partir do seu gosto por animação. “No podcast nós abordamos sobre linguagem corporal, iluminação e paleta de cores do filme, mostrando como o desenho dentro da animação passou a mensagem”, conclui.

Já o grupo de Victor Hugo de Carvalho (15) também da 1ª série escolheu falar sobre a linguagem das esculturas. “Durante uma viagem conheci esculturas bastante conhecidas e trouxe a ideia, que o grupo abraçou. O resultado foi ótimo”, afirma.

Arthur de Oliveira (16) conta como o seu grupo da 3ª série do Ensino Médio buscou formas de inovar, mesmo diante da mesma temática trabalhada em outros grupos, com assuntos que são do interesse de todos os participantes, como filmes, séries, games. “Optamos por falar da iluminação dos filmes, principalmente nos de terror, contrapondo os clássicos e os lançamentos. Percebemos e explicamos como a composição da cena com as luzes afetam o entendimento das pessoas sobre a mensagem passada”, detalha.

A também aluna da 3ª série, Alice Juliane (17), fala sobre como o seu grupo conseguiu inovar na escolha do tema e ficaram satisfeitos com o resultado. “Falamos sobre a mitografia, destacando as sociedades grega e romana e ainda contextualizamos com o Mito da Caverna, de Platão, para explicar alegorismos utilizados naquela época, como as metáforas”, comemora.

Mayoni acrescenta que o resultado da participação e envolvimento de todos os grupos foi extremamente satisfatório, pois eles foram além da proposta inicial da criação do podcast e envolveram vídeos, cenários e muita informação. “Aprendi demais com eles e fiquei com vontade de assistir, ler e conhecer tudo que eles indicaram”, destaca.

A coordenadora do Ensino Médio na Unidade Jardim das Mangueiras, Robermara Gusmão, parabeniza os alunos e o professor pelo resultado. “Os podcasts ficaram excelentes. Com metodologias ativas nós temos visto os nossos alunos aprenderem mais, melhor e ainda compartilharem conhecimento com os demais. Fiquei muito feliz com o projeto”, finaliza.

Confira alguns dos podcasts criados durante a atividade em nosso canal no YouTube.

Compartilhe: