Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Política

Assembleia lança Campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul


Compartilhe:

Publicado por

em

Arrecadação de lenços, exposição fotográfica e audiência pública fazem parte da programação

O Outubro Rosa e Novembro Azul são campanhas importantes para a chamar a atenção do câncer de mama e próstata, respectivamente. Pensando na prevenção como ação de combate aos dois tipos de câncer, a Assembleia Legislativa de Rondônia iniciará nesta terça-feira (08), às 08:30 na escadaria de acesso da Casa de Leis uma série de atividades com intuito de alertar a sociedade sobre a importância de ações preventivas, cuidados com a saúde e bem como a importância dos exames regulares com médicos especializados.

Outubro Rosa

O Outubro Rosa nasceu em meados dos anos 1990 com o intuito de levar informação e maiores serviços de prevenção e tratamento de doenças relacionadas à saúde feminina.

Segundo o INCA, Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva, estimam-se quase 60.000 novos casos de câncer de mama no Brasil nos anos de 2018 e 2019.

O câncer de mama tem cura e graças ao Outubro Rosa, a população tem acesso à realização de exames importantes para o diagnóstico e prevenção da doença, durante todo o mês de outubro, gratuitamente pelo SUS. Os exames vão desde papanicolau a mamografias e estão disponíveis para mulheres de todas as faixas etárias.

Novembro Azul

A campanha Novembro Azul surgiu em 2003 com o intuito de conscientizar os homens acerca dos riscos do câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, com mais de 68 mil casos ao ano.

Segundo o INCA, a cada 38 minutos um homem morre de câncer de próstata, dados que nos levam a apoiar a prevenção, compartilhamento de informações e conscientização, não só dos homens, mas de suas famílias como um todo.

Programação da campanha

08/10/19 – Abertura oficial da campanha na escadaria da ALE/RO às 08:30.

08 a 31/10/19 – Campanha de doação de lenços para serem entregues a pacientes com câncer.

14 a 31/10/19 – Exposição de “PEITO ABERTO” com quadros fotográficos de mulheres pacientes pela expositora e fotógrafa Graziela.

29/10/19 – Caminhada no Espaço Alternativo, Jorge Teixeira, concentração às 17 horas.

31/10/19 – Audiência Pública para tratar de Políticas Públicas de prevenção ao diagnóstico e tratamento do câncer.

Foto: Diego Queiroz-ALE-RO

Compartilhe: