Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Nacional

Carteira Estudantil Digital do governo federal poderá ser emitida em 81 dias


Compartilhe:

Publicado por

em

Na última segunda (16) foi disponibilizado o Portal da ID

Recém-anunciada pelo Ministério da Educação (MEC), a carteirinha estudantil digital e gratuita – que tem o objetivo de reduzir a burocracia na emissão do documento e evitar gastos com papel – ganhou na última segunda-feira o portal da ID Estudantil. Com isso, os estudantes podem contar agora com um canal específico para obter mais informações sobre as novidades do benefício. A partir de dezembro, os interessados poderão começar a emitir a carteirinha por meio de um aplicativo que será disponibilizado nas lojas Google Play e Apple Store.

Quem solicitar a carteira digital terá que consentir com o compartilhamento dos dados cadastrais e pessoais com o MEC para subsidiar o Sistema Educacional Brasileiro – o novo banco de dados nacional dos alunos, a ser criado e mantido pela pasta. O documento permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, apresentações de teatro e outros eventos culturais, sem que isso gere um custo extra.

A estudante de Jornalismo Larissa Mesquita precisou pagar para tirar o documento físico e diz que a notícia vem em boa hora. “Paguei um valor absurdo e fui informada que a carteira só teria validade até março de 2019. Caso quisesse renovar, teria que pagar novamente. Essa notícia é maravilhosa! Afinal, os benefícios da carteira de estudante são diversos e podem ser bem aproveitados”.

Bárbara Silva, estudante de pós-graduação em Mídias Sociais, compartilha a mesma opinião. “Já arcamos com muitas outras despesas durante a faculdade, inclusive com a nossa mensalidade. Na minha opinião, esse deveria ser um direito de todo estudante. Tenho certeza que a mudança vai favorecer muitos estudantes que não têm condição de pagar esse valor abusivo”, conclui.

 

Outras mudanças

O MEC firmará contrato com a Caixa Econômica Federal para emissão gratuita ao estudante da ID Estudantil física. A nova carteira física será válida até 31 de março do ano seguinte, enquanto a digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça os níveis e as modalidades de educação e ensino. O documento perderá a validade quando o estudante se desvincular do estabelecimento.

 

Fonte: Agência Educa Mais Brasil  

Compartilhe: