Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Projeto desperta consciência ambiental em crianças da rede pública de ensino


Compartilhe:

Publicado por

em

A vida moderna trouxe grandes mudanças no comportamento das pessoas. O aumento do consumo acarretou diretamente no aumento da geração de resíduos sólidos, provocando muitos problemas para as cidades.

É nesse contexto que foi produzido o espetáculo infantil “Presente de Cecília”, que fala de como podemos cuidar do futuro a partir de nossas atitudes no presente, e que está sendo encenado para 1.200 estudantes da rede pública de ensino de Porto Velho, nos dias 16 e 17 de setembro, no Teatro Guaporé.

Mais de 15 mil crianças de escolas públicas de Fortaleza (CE), Taubaté (SP) e Osasco (SP) participaram da primeira etapa do projeto. A expectativa é alcançar cerca de 25 mil crianças ao final da ação.

“Nosso intuito é plantar a semente da responsabilidade socioambiental nas crianças. Queremos que elas sejam multiplicadoras da mensagem de que é preciso agir hoje para garantir o amanhã, e que entendam seus direitos e responsabilidades nesse processo”, ressalta Hugo Nery, presidente da Marquise Ambiental, que faz parte do Grupo Marquise, um dos idealizadores do projeto em conjunto com a empresa House Cultura, através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania.

Cuidar do presente

O espetáculo “Presente de Cecília” conta, de forma metafórica, a história de Marquinhos – uma criança que vem do futuro para explicar para a pequena Cecília, que vive no presente, sobre a necessidade de cuidar do meio ambiente e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações.

A diretora artística da peça, Maria Vitória, comenta que a história tem um final feliz. “A geração presente consegue salvar a geração futura. Queremos que toda essa garotada entenda a força que tem para ajudar a salvar o planeta das interferências humanas feitas de forma irresponsável para que a gente também tenha um final feliz”, finaliza.

Gustavo Wanderley, diretor de planejamento da House Cultura e Cidadania, explica que, além dos atores principais, o espetáculo contará também com a participação de um intérprete de Libras (Linguagem Brasileira de Sinais), reforçando o contexto social dessa ação. “Não será apenas uma tradução do texto. Será um ator encenando e fazendo parte de todo o enredo”, explica.

Após o espetáculo, os estudantes participam de jogos interativos sobre as diferenças entre os tipos de resíduos e também receberão materiais educativos sobre o tema desenvolvidos pelo programa Ecocidadão, da Marquise Ambiental, que desenvolve, desde 2005, uma série de atividades visando a conscientização de crianças e comunidades de grandes pontos geradores de lixo em diversos municípios brasileiros, entre eles, Porto Velho.

“Esse projeto tangibiliza os pilares do nosso programa Ecocidadão. Estamos muito felizes com a grande aceitação das atividades e temos certeza de que será um sucesso em Porto Velho também”, ressalta Vini Fernandes, gerente de marketing do Grupo Marquise.

O projeto do espetáculo “Presente de Cecília” foi concebido pela House Cultura e pelo Grupo Marquise, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cidadania, e conta com patrocínio do Hapvida e apoio da Prefeitura Municipal de Porto Velho através da Secretaria de Educação.

Crédito das fotos: Napoleão Barbosa Neto

 

Compartilhe: