Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Destaque

Setembro Amarelo: Assistente social organiza pit-stop para conscientizar sobre o suicídio


Compartilhe:

Publicado por

em

A assistente social Vanessa Paz da Clínica Nefron em Porto Velho organizou na última terça-feira  (10) um pit-stop na Av. Abunã e Av. Calama juntamente com acadêmicos do curso de Assist. Social uma conscientização da campanha Setembro Amarelo,  foram entregues laços aos motoristas para simbolizar o alerta e a prevenção

“Temos que conscientizar as pessoas a buscar ajuda, a depressão é uma das principais causas de suicídio, uma doença silenciosa e muitas vezes fatal” finalizou Vanessa.

Em Rondônia

Segundo levantamento de registros da Polícia Civil, de 2015 a 2018, em Rondônia, quase 400 pessoas tiraram a própria vida. Contudo, somente nos dois primeiros meses deste ano, 25 pessoas cometeram suicídio em todo o Estado, sendo 18 homens e 7 mulheres e em sua grande maioria, homens.

No Brasil

No Brasil, 32 pessoas tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Ainda de acordo com a OMS, o Brasil ocupa o oitavo lugar dentre os países com o maior número de suicídios no mundo, algo preocupante na questão da saúde pública do país. Entre os jovens, o suicídio representa a quarta principal causa de morte entre 15 e 29 anos.

Relacionadas:

O alerta à prevenção do suicídio precisa ser reforçado tendo em vista que mais de 90% dos casos estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. Estima-se que até 2020 poderá haver um incremento de 50% na incidência anual de mortes por esta causa.

Além disso, o Brasil é o país com maior percentual de depressão na América Latina, chegando a 5,8% da população, o que corresponde a 12 milhões de brasileiros. A taxa é maior do que o valor global, que é de 4,4%. Igualmente maior do que em outros países, a taxa de suicídio entre adolescentes de 10 a 19 anos aumentou 24% de 2006 a 2015, também de acordo com a OMS.

Veja mais fotos:

 

 

Compartilhe: