Conectado por

Rondônia, terça, 23 de abril de 2024.

Destaque

ACT 2019/2021 CREDISIS: É grande a insatisfação dos cooperativários com a proposta patronal


Compartilhe:

Publicado por

em

Depois que o Conselho de Administração do Credisis enviou o ofício 00014/2019 ao Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO) na semana passada, confirmando que além de não oferecer ganho real nos salários e tíquetes, pretende excluir a cláusula do 13º tíquete do Acordo Coletivo de Trabalho 2019/2021, o clima de insatisfação e revolta se instalou entre os funcionários do sistema.

O Sindicato tem recebido, nos últimos dias, inúmeras ligações de funcionários que se dizem inconformados com essa postura dos representantes patronais, que insistem em não reconhecer o esforço, a dedicação e o sacrifício dos trabalhadores que são os legítimos responsáveis pelos lucros sucessivos de um segmento que só cresce em Rondônia, com ou sem crise econômica.

Os cooperativários reivindicam o índice de reajuste de 10%, que inclui a reposição da inflação do período mais ganho real. No entanto, os patrões querem oferecer apenas a reposição da inflação do período (4,78% – INPC) e, para piorar o cenário do Acordo Coletivo 2019/2021 dos trabalhadores, os patrões agora querem, de fato, excluir a cláusula que assegura o 13º tíquete alimentação – uma vitória da categoria obtida em acordos anteriores –  voltando atrás com a promessa feita ao Sindicato na segunda mesa de negociação, em 26 de julho, em Ji-Paraná.

“É mais do que legítima e compreensível essa insatisfação com a proposta patronal, pois é de conhecimento de todos que o ramo de cooperativas de crédito tem crescimento ano após ano, mesmo com a crise financeira que assola o país há algum tempo. Em Rondônia essa realidade de lucro e progresso das cooperativas de crédito é ainda mais evidente. Portanto não há como aceitar uma proposta que desmereça os trabalhadores, que até mesmo ofenda o valor pessoal e profissional desses pais e mães de família que, com seu trabalho e esforço, são os verdadeiros responsáveis pelo crescimento destas cooperativas”, menciona José Pinheiro, presidente do Sindicato.

O sistema Credisis em Rondônia é formado pelas cooperativas CENTRALCREDI, JICRED, CREDIARI, EUCRED, CREDISIS SUDOESTE, CREDISIS OESTE e CREDIBRÁS.

 

ASSEMBEIA COM OS TRABALHADORES

O SEEB-RO vai realizar assembleia geral extraordinária com os funcionários da Credisis, na próxima sexta-feira, 6/9, a partir das 17h30, no Hotel Transcontinental (Rua Júlio Guerra, nº 258 – Centro, em Ji-Paraná) e já orienta pela rejeição da proposta patronal.

E caso o sistema se mantenha irredutível com essa proposta ‘desrespeitosa’, o Sindicato poderá até mesmo ajuizar o dissídio coletivo na Justiça do Trabalho.

Compartilhe: