Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Geral

IFRO é aprovado para oferta de Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação


Compartilhe:

Publicado por

em

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia foi aprovado para ofertar o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, da Rede PROFNIT. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) aprovou a inserção de novos polos selecionais no dia 23 de agosto de 2019. O curso Stricto Sensu será ofertado no Campus Porto Velho Zona Norte. Poderão participar da seleção, servidores docentes e técnico-administrativos do IFRO e público externo.

Este será o segundo curso de mestrado ofertado no IFRO, fortalecendo a Pós-Graduação Stricto Sensu na instituição e a verticalização dos cursos já ofertados, afirma o Pró-Reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação (Propesp), Gilmar Alves Lima Junior.  “O curso será ofertado inicialmente somente no Campus Porto Velho Zona Norte, sendo dez vagas iniciais, quatro ofertadas para servidores e as demais demanda universal, incluindo a política institucional de cotas. No futuro, o planejamento é que este curso seja ofertado em outros campi, no interior do estado, acompanhado do aumento do número de vagas. A oferta do PROFNIT deverá impactar o ecossistema de inovação no estado de Rondônia, formando profissionais em uma área com escassez de profissionais: a Gestão da Inovação”, explica o gestor.

Segundo o Coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Márcio Miranda, o NIT do IFRO, alinhado ao aumento do número de pesquisas aplicadas, com desenvolvimento ou potencial para gerar propriedade intelectual industrial, produziu bons resultados nos últimos anos, o que favoreceu a candidatura do IFRO a ser um polo do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT). “A partir da seleção, através de envio de documentos ao edital e uma visita in loco da Comissão Central do Programa, com acesso a documentos e reuniões com gestores e parceiros externos, o IFRO é um dos mais novos polos de oferta do PROFNIT, conforme documento oficial da CAPES publicado no final do mês de agosto”, comenta.

Poderão participar da seleção, servidores do IFRO e população externa que possuam graduação em qualquer área do conhecimento. O Edital já pode ser conferido no seguinte link: https://bit.ly/32hILPo. As inscrições poderão ser realizadas a partir do dia 25 de setembro de 2019. “O primeiro processo seletivo ocorrerá em breve, através do Exame Nacional de Avaliação (ENA), com previsão de início das aulas em 2020, portanto, os interessados devem ficar atentos ao Portal do IFRO”, ressalta Gilmar Alves Lima Junior.

Comissão Avaliadora do Mestrado

Nos dias 25 e 26 de abril, o IFRO recebeu a Comissão Avaliadora do Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, da Rede PROFNIT, composta pelas professoras Maria das Graças Ferraz, Analista em ciência e tecnologia sênior do Museu Paraense Emílio Goeldi/MCTI e Maria Hosana Conceição da Universidade de Brasília, que conheceram a infraestrutura do IFRO, o corpo docente da proposta, além de conhecer e conversar com instituições parceiras que demandam pela implantação do curso no estado. Para saber mais sobre o Mestrado acesse: https://bit.ly/2dIvFqD

Compartilhe: