Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Destaque

Cacoalenses lotam auditório na primeira palestra do Projeto Despertar para a Vida


Compartilhe:

Publicado por

em

Ação da deputada federal Jaqueline Cassol tem objetivo de informar sobre a valorização da vida

Foi realizada, nesta quinta-feira (22), no município de Cacoal, mais uma ação do Projeto Despertar para a Vida. Quase 400 pessoas participaram da primeira palestra do ciclo “Cuidados com a Saúde Mental e o Gerenciamento das Emoções para a Valorização da Vida”.  A iniciativa da deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) está sendo desenvolvida em Rondônia com o apoio da Fundação Milton Campos. O objetivo do Projeto Despertar para a Vida é levar informações e combater o preconceito sobre doenças como depressão e ansiedade. 


A palestrante, Kesia Mesquita, além de pós-graduanda em Prevenção e Pósvenção do Suicídio, que é do Piauí, destacou que existe uma necessidade urgente de falar sobre doenças ligadas às emoções e a valorização da vida. “Hoje quase todo mundo tem alguém na família que sofre com algum transtorno mental. Por muito tempo nós empurramos a poeira para de baixo do tapete, agora essa poeira subiu e está ardendo nos olhos de todo mundo. Precisamos desse tipo de capacitação para ter um manejo mínimo para cuidar dessas pessoas”, disse. 


Ela frisou ainda que, embora doenças como depressão e ansiedade estejam em crescimento, em muitas localidades o Poder Público não se atentou à necessidade de falar sobre o assunto. “Eu vejo essa ação em Rondônia com muita expectativa porque ainda temos tantos estados e cidades que ainda não acordaram para essa realidade e não despertaram para os cuidados pela valorização da vida”, alertou Kesia Mesquita.

Participante do evento, a servidora pública Sirlene Valim afirmou que existe uma demanda muito grande de pessoas com dificuldades relacionadas às emoções. Ela disse que em seu convívio, que é dentro das escolas, existem muitos jovens que fazem tratamento contra ansiedade e que existem poucas iniciativas que ajudem as pessoas a lidar com isso.  “Precisamos de mais informação e de profissionais ligados à área dentro das escolas, lugar que tem muitos educadores e jovens nessa situação”, reivindicou. 


A deputada federal Jaqueline Cassol, idealizadora do projeto, também esteve presente. A parlamentar agradeceu a presença dos participantes e também da Fundação Milton Campos, parceira na realização do Projeto Despertar para a Vida. “Me alegro em ver essa mobilização e tenho certeza que muitos multiplicadores sairão daqui. Nós precisamos ajudar quem precisa de ajuda, mas antes, precisamos de informação.” 


Nesta sexta-feira o Projeto Despertar para a Vida estará em Espigão D’Oeste. A palestra será realizada às 18h30 na escola Sete de Setembro, na Rua Suruí, nº 2845. As inscrições já estão encerradas. No sábado, a ação será realizada em Rolim de Moura. A palestra será às 15h, no Auditório Farol. As inscrições podem ser feitas até às 10h pela internet no link.

Compartilhe: