Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Destaque

Assembleia Legislativa inaugura galerias de fotos de ex-presidentes e deputados constituintes


Compartilhe:

Publicado por

em

Como parte das comemorações dos 36 anos de promulgação da primeira Constituição Estadual, na manhã desta terça-feira (6), a Assembleia Legislativa inaugurou as galerias de fotos dos deputados constituintes e dos ex-presidentes do Poder Legislativo.

Idealizadas pelo presidente da Casa de Leis, Laerte Gomes (PSDB) e aprovadas por todos os deputados, a inauguração das duas galerias é uma forma de certificar a importância de cada um, no seu devido momento, no progresso e na história rondoniense. A inauguração do espaço, que fica no Salão Nobre da Casa de Leis, contou com a presença de parlamentares constituintes, ex-deputados e membros da legislatura atual.

Durante discurso, o deputado constituinte Amir Lando falou a respeito do momento histórico da instalação do Poder Legislativo de Rondônia.  Lando destacou que houve um grande entusiasmo, entrega, dedicação, desejo infinito de fazer o melhor por Rondônia, e isso uniu posição e oposição da política em prol de um Estado melhor.

“Nós executamos os melhores conceitos políticos para entregar uma constituição impecável. Foram momentos frutuosos, de embates, discussões, e muita dedicação. Fatos que marcaram minha vida e dos nossos cidadãos”, definiu.

Já o constituinte Tomás Correia parabenizou o deputado Ismael Crispin pela iniciativa de propor evento de tamanha envergadura, reunindo num só momento pessoas que deixaram suas marcas na história.

Sobre a instalação da primeira constituição, lembrou dos debates em torno das propostas, unindo posição e oposição. Disse que as sessões eram vibrantes e acaloradas, mas que nunca houve desrespeito entre os deputados, pois os temas tratavam de promover uma melhor política para o Estado.

Relatou que chegou a Rondônia em 1981, através de concurso como Defensor Público. Um ano após chegar ao Estado foi escolhido por um grupo para sair candidato a deputado estadual, e esse próprio grupo coordenou a campanha e assim foi eleito, sendo o segundo deputado mais bem votado em todo Estado.

O deputado Constituinte Sadraque Muniz disse ser um momento de emoção e muita alegria, quando a Casa de Leis lembra daqueles que representaram e continuam representando muito para Rondônia. Relatou que veio para o Estado, aos 29 anos, com o sonho de ter um pedaço de terra, uma casa e um carro, e que em menos de um ano conseguiu tudo.

“Rondônia me ofereceu muito mais, fui convidado para ser candidato a deputado estadual, onde fui eleito e trabalhei juntamente com essas autoridades, que tive o prazer de reencontrar hoje aqui”, falou com saudosismo.

Sadraque enalteceu que aquela legislatura conseguiu dar ao Estado uma Lei que está servindo até os dias atuais. “Fizemos nossa parte. Dotamos Rondônia de uma constituição que foi considerada a mais avançada de todo país, e que cabe agora aos atuais deputados dar continuidade a esse trabalho, e fazer com que Rondônia ocupe cada dia mais seu lugar no contexto nacional”, encerrou.

Fotos: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO

 

Compartilhe: