Conectado por

Rondônia, quarta, 24 de abril de 2024.

Geral

Economizadores de energia funcionam como prometem?


Compartilhe:

Publicado por

em

A conta de luz assusta e pesa muito no bolso de milhões de consumidores brasileiros. Para tentar reduzir o valor da fatura, muitos deles têm recorrido a alguns dispositivos que prometem reduzir o consumo de eletrônicos e eletrodomésticos, os chamados economizadores de energia.

Eletrodomésticos: saiba escolher e economize energia 

Mas será que eles realmente funcionam? Fizemos um levantamento na Internet dos produtos disponíveis no mercado com essa função e encontramos cinco modelos que prometem uma economia de até 35%. O preço médio varia de R$ 64 a R$ 168.

Tem um parcelamento de dívida na minha conta de luz. O que fazer?

No entanto, dos cinco modelos, não testamos o Econocapte, que não tem três pinos, ou seja, não segue o padrão brasileiro de tomadas e plugues elétricos.

Chuveiro elétrico: modo inverno ou verão faz diferença?

 

tabelas-1

Como os economizadores de energia funcionam?
Eles se apresentam como “filtros”, que protegem os aparelhos dos picos de tensão da rede elétrica. Os fabricantes afirmam ainda que esses dispositivos podem aproveitar a energia excedente dessas oscilações para o funcionamento dos eletrodomésticos ou eletrônicos plugados a eles.

Economize usando ventilador e ar-condicionado ao mesmo tempo

Podem ser usados em eletrodomésticos com motor, que costumam gastar muita energia, como geladeiras.

Para utilizar um desses produtos, basta conectá-lo a um eletrodoméstico e plugá-lo na tomada. Vale ressaltar que cada economizador só pode ser ligado a um aparelho.

 

produtos02

 

Como testamos os economizadores 
Escolhemos testar os aparelhos em uma geladeira da Panasonic, modelo NR-BT47(127 V), com volume total de 435 L, sendo 333 L do refrigerador e 102 L do congelador.

Antes disso, contudo, fizemos três medições do gasto de energia da geladeira sem esses dispositivos, para podermos verificar se houve ou não redução com eles, considerando um período total de 24 horas.

Encontre a geladeira ideal para você 

E, para cada aparelho, foram feitos três testes de consumo, também durante 24 horas.

Após nossas medições, constatamos que o consumo de energia da geladeira, com e sem o economizador, foi praticamente o mesmo! Não houve redução, tampouco próxima do valor prometido pelos fabricantes.

É muito importante você considerar o desvio padrão médio das nossas medições durante a comparação de resultados. Veja e compare abaixo:

tabelas-2

Comprei um desses economizadores. E agora?
Você gastou seu dinheiro, apostando que o economizador ajudaria na redução da conta de luz, porém, agora, percebe que está com um produto sem utilidade na sua casa?

Se você foi vítima dessa propaganda enganosa (já que os produtos prometem redução no consumo de energia, porém não cumprem a promessa), entre em contato conosco pelo telefone 4003-3907. Você também pode acessar a página proteste.org.br/contatoe enviar sua mensagem para que possamos lhe ajudar.

 

Compartilhe: