Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Destaque

De garçom do semáforo a acadêmico e futuro administrador de empresas


Compartilhe:

Publicado por

em

Presenteado com uma bolsa de estudos, jovem inicia o curso superior em Administração nesta quarta-feira, na Unesc! Empenho, dedicação, simpatia e empreendedorismo de Lauro Kloch chamaram a atenção da Instituição que concedeu uma bolsa de estudos integral ao jovem.

No Natal de 2016, a história de um jovem e de toda a sua família começou a mudar após um grave acidente de trânsito. Além de fraturar as pernas em três lugares, por um período Lauro Costa Kloch não conseguia nem mesmo reconhecer os próprios pais. A partir daí, teve início uma grande jornada de tratamentos, cuidados, dificuldades e também de conquistas.

Para custear tudo o que Lauro precisava para sua recuperação, os pais precisaram vender a casa, carro e um ônibus que o pai de Lauro, Edgar Kloch, utilizava para o trabalho e sustento da casa. A família, que era de Ji-Paraná, primeiro se mudou para Cacoal para ficar mais perto do tratamento médico oferecido na cidade. Depois de um tempo, a convite de familiares, Lauro e sua família mudaram-se para a casa da avó, em São Paulo, para fortalecer os tratamentos fisioterápicos e psicológicos.

De lá pra cá, a família viveu com as reservas da venda da casa e dos veículos, mas chegou um tempo em que os recursos se tornaram escassos. Com isso, a mãe de Lauro, dona Maria José, chegou a fazer alguns bicos como manicure e cabeleireira e Lauro, recuperado, espalhou inúmeros currículos pela cidade, sem sucesso, assim como seu pai. Cansado de receber nãos, o jovem resolveu seguir em frente e por conta própria.

Através de vídeos na internet, Lauro Kloch começou a analisar quais sugestões de negócios poderiam dar certo em Cacoal. Uma dica chamou a sua atenção pela viabilidade em uma cidade quente como Cacoal: a venda de água gelada no semáforo.

Decidido, Lauro não quis ser apenas um simples vendedor ambulante. Separou sua camisa branca, uma calça social, pintou de preto o seu tênis usado, confeccionou uma gravata borboleta com um pedaço de E.V.A, comprou uma bandeja, muito gelo e lá foi ele vender suas águas em um dos semáforos mais movimentados de Cacoal, no cruzamento das avenidas 7 de Setembro e Castelo Branco, com a BR-364.

“O meu primeiro dia de trabalho foi no Dia Internacional da Mulher, dia 8 de março. No vídeo que eu assisti, eu vi que para me destacar eu tinha que fazer diferente e por isso me vesti como garçom. Como eu não tinha dinheiro para comprar um uniforme novo e melhor, eu improvisei. Pintei um tênis velho, fiz a gravata e lá fui eu pro semáforo”.

Já de início, as vendas deram certo. O uniforme de garçom chamou a atenção dos motoristas e, desde então, a simpatia e o esforço de Lauro tem fidelizado os seus clientes. “Tem pessoas que vão lá para conversar comigo, tem gente que me leva chocolates, salgados. Já ganhei fardos de água para vender. Eu fico muito feliz com o carinho que eu recebo. É um trabalho que me faz feliz e me traz amigos”, destaca o “garçom do semáforo”, como Lauro é conhecido em Cacoal.

Desde março, é o jovem quem sustenta a casa. A mãe segue tentando fazer alguns trabalhos eventuais e o pai, há menos de um mês, recebeu uma proposta de emprego para trabalhar com o transporte de passageiros. Mas a proposta veio de longe, em Extrema de Rondônia, na divisa com o Acre.  Seu Edgar se mudou para quase 800 quilômetros de distância de Cacoal, na tentativa de melhorar a situação financeira da família.

“Eu estou tão feliz com essa novidade, mas ainda nem pude abraçar meu pai. Comemorei com a minha mãe e meu irmão Kevin e tenho comemorado todos os dias com as pessoas que gostam de mim”.

A novidade citada por Lauro é uma grande conquista para a sua vida. A garra, a dedicação, a simpatia e o empreendedorismo do “garçom do semáforo” chamaram a atenção da faculdade Unesc. A instituição, que desde a sua fundação tem uma vocação social, expressa em diversos momentos e nas mais variadas formas, presenteou Lauro com uma bolsa de estudos integral. Lauro se tornará um administrador por formação, sem nenhum custo, de forma totalmente gratuita. Um verdadeiro presente!

“O Lauro é um exemplo! É um jovem que não tem vergonha de trabalhar e que pela sua simpatia conquistou todos os cacoalenses, incluindo a Família Unesc. Sua história chamou a nossa atenção e pensamos como poderíamos fazer parte, apoiar e retribuir a simpatia, o emprenho e a força de vontade deste jovem empreendedor, que se tornou um grande exemplo e uma fonte de inspiração e motivação para Cacoal, através do verdadeiro espírito de perseverança”, ressalta o diretor institucional da Unesc, Antônio Carlos Nascimento.

Com o vestibular do meio do ano, Lauro teve a oportunidade de iniciar a graduação no curso de Administração agora em julho. “Eu estou extremamente feliz. Já queria era começar a estudar para fazer a prova do vestibular, mas para a minha alegria maior descobri que poderia entrar na faculdade com a nota do Enem. E olha a coincidência, eu fiz a prova do Enem aqui na Unesc, em 2017, quando ainda estava me recuperando do acidente. Vim de muletas fazer a prova na instituição que hoje abre as portas para mim. Vou ser um administrador, vou realizar o meu sonho”, comemora.

A partir de agora o “garçom do semáforo” se torna também um acadêmico de Administração da Unesc. “A verdade é que a história do “garçom do semáforo” enriqueceu Cacoal, deixando todos felizes e orgulhosos de sua luta e somos gratos por isso. Estamos dando ao Lauro a oportunidade de um enriquecimento profissional, porque o social ele já mostrou que tem. Aqui na Unesc ele vai agregar uma bagagem de muito conhecimento, principalmente porque sabemos que ele tem garra e empreendedorismo. Não temos dúvidas nenhuma de que ele irá aproveitar essa oportunidade”, concluiu o diretor institucional da Unesc.

(Giliane Perin – Assessoria de Imprensa/Unesc)

Compartilhe: