Brasília - O Ministério da Saúde promove o Dia D de Vacinação contra a gripe em postos de todo o País. A expectativa é imunizar, até o próximo dia 26, cerca de 90% das 54,2 milhões de pessoas que estão no público-alvo da campanha. (Marcello Casal Jr/AgenciaBrasil)

Cerca de 130 servidores da Saúde em Rondônia vai receber o pagamento da implantação da progressão funcional aguardando há anos. A vitória destes servidores é fruto da incessante luta do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Executivo do Estado de Rondônia (Sintraer), que recebe a confirmação da gerente do setor de Recursos Humanos da Secretaria Estadual de Saúde Neucila Prestes, semana passada, em mais uma visita para acompanhar a análise dos processos de pedido de progressão funcional. Esse lote de servidor já receberiam seus benfícios no contracheque deste mês de julho.

Também está confirmada a conclusão da análise processual de informações de outros 1400 servidores para incluír o pagamento do benefício na folha de pagamento. A análise já estaria em fase final.

Conforme pode ser confirmado no portal do governo, estão sendo analisados ao todo 5.000 mil processos pela equipe da Sesau. “Pagar direitos dos servidores, como as progressões funcionais, é uma iniciativa de reconhecimento do direito do servidor”, as quais, só eram revistas através de negociaões desfavoravéis aos servidores, afirma a presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Executivo de Rondônia (Sintraer), Mirtes Feitosa.

O ponto a comemorar nesta notícia, segundo o Sintraer, é que o trabalhador vai receber o correspondente às suas progressões funcionais sem desconto ou deságio e sem a necessidade de pagamento de honorários a advogados, reitera a presidente do Sintraer.

Pelos cálculos do Sintraer e corroborando as informações da gerente de gestão de recurso humanos da Sesau, cinco mil servidores aguardam a análise de processos de retroativo de progressão funcional e o consequente pagamento. ‘‘É uma questão de fazer Justiça a esses trabalhadores que há muitos anos contribuem para o desenvolvimento de Rondônia”, entende o Sintraer.

Parabenizamos toda equipe da Sesau, que não estão mendindo esforços para resolver essa demanda que se arrasta por muito tempo. Mirtes Feitosa lembra ao governador Marcos Rocha que atualizar a progressão funcional dos servidores é um ato de respeito para com as diversas categorias.

Assessoria de Imprensa