PublicidadeDJ90

A Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau, recebeu no dia 2 de julho a visita de uma turma de 20 alunos do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 5º Batalhão de Engenharia de Construção (5ºBEC), liderados pelo instrutor chefe, Capitão Caio César do Nascimento Franco.

Com objetivo de contribuir com o 5º BEC na formação dos aspirantes a oficiais da reserva, foi elaborada uma visita institucional que incluiu as principais estruturas da Hidrelétrica, como por exemplo, Casa de Força e Vertedouro. Por último, conheceram o Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde fica o acervo arqueológico resgatado no período de construção do empreendimento.

Há quatro anos à frente do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva do 5º BEC, o Capitão Franco (foto) falou da importância da visita. “Essa visita é relevante para os alunos, pois assim conhecem quem gera riqueza para o nosso estado, por meio da geração de energia, fazendo Rondônia e o Brasil crescerem com segurança energética”, destacou. “Os aspirantes a oficiais são formadores de opinião e precisam conhecer instituições como esta que, além da sua tarefa comercial e estratégica, atua no desenvolvimento sustentável da região. Assim como o 5º BEC vem trabalhando junto à sociedade rondoniense desde a sua implantação, a Hidrelétrica Jirau com certeza tem fortes contribuições”, finalizou o Capitão.

Instalado em Rondônia desde 1966, o 5º BEC é pioneiro da Engenharia do Exército na Amazônia e já implantou mais de 1.600 Km de rodovias federais em revestimento primário e concluiu a pavimentação asfáltica da BR-364 (Cuiabá – Porto Velho).

O aluno Guilherme Nathan (foto), de 18 anos, disse do orgulho de conhecer a UHE Jirau. “Conhecer a Usina, ver as instalações, agrega muito à nossa experiência. Como rondoniense, é um orgulho termos essa empresa, porque fomenta a economia do estado e do país”, afirmou.