De acordo o deputado, a atuação criminosa tem sido recorrente no residencial

A Assembleia Legislativa de Rondônia aprovou durante sessão ordinária, em junho, indicação de autoria do deputado Anderson Pereira (Pros), a necessidade em caráter de urgência de instalação de monitoramento eletrônico no residencial Orgulho do Madeira, localizado na região leste de Porto Velho.

O residencial Orgulho do Madeira é um empreendimento de iniciativa do Governo Federal, através do Programa Minha Casa Minha Vida, com o apoio do Governo de Rondônia, resultando na construção de mais de 4 mil moradias e, atualmente, abrigando cerca de 16 mil moradores.

De acordo o deputado, a atuação criminosa tem sido recorrente no residencial, o que tem acarretado em abandono de imóveis pelas famílias em virtude do medo e da insegurança. “Soubemos que o local se encontra dominado pelo tráfico de drogas e com alto índice de roubos e furtos”, frisou.

Durante reuniões na Comissão de Segurança Pública da Casa de Leis, “os moradores alegaram que a atuação dos infratores ocorre pela ausência de mecanismo de segurança de, no mínimo, identificar os autores dos crimes cometidos no residencial, posto que, além de não haver policiamento ostensivo não há se quer uma câmera ou algo semelhante”, questionou o parlamentar.

O deputado relata ainda que as áreas de uso comum, tais como: playground, quadra de esportes e outros podem ser monitoradas por câmeras de segurança, uma forma a evitar vandalismo e depredação de equipamentos e estruturas, pois uma eventual imagem captada servirá para identificação e punição dos autores do vandalismo.

Foto: Marcos Figueira-Decom-ALE-RO