Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Fundação disponibiliza bolsas de estudo para pesquisas na Alemanha


Compartilhe:

Publicado por

em

Estudantes recebem auxílio de R$ 12 mil durante um ano.

A Fundação Alexander von Humboldt (AvH) está ofertando cinquenta bolsas de estudo jovens interessados em realizar pesquisas sobre questões mundiais na Alemanha. A bolsa Chanceler Alemã para Futuros Líderes do Brasil, correspondente a edição 2019/2020, recebe inscrições até o dia 15 de setembro.

A iniciativa tem como foco os pesquisadores do Brasil, China, Rússia, Índia e Estados Unidos e busca fortalecer os laços entre os países e a Alemanha. O programa aceita profissionais com um ponto em comum: o potencial e experiência de liderança com projetos em diversas áreas, como política, administração pública, mídia, economia ou cultura.

As inscrições devem ser feitas pelo site da fundação. Os requisitos para participar são: ter formação superior completa, fluência em inglês ou em alemão e uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa que pode ser um professor ou pesquisador ou também um ativista ou um profissional de destaque na sua área escolhida.

Esse mentor precisa ser da Alemanha, pois ele será ponto de apoio e contato, quem vai ajudar no tópico que você escolher pesquisar. Para isso, é indicado procurar auxílio na página do programa, que traz exemplos de mentores passados e o modelo de carta para entrar em contato.

O programa tem duração de um ano, com auxilio mensal entre 2.150 euros e 2.750 euros (cerca de R$ 12 mil) e cursos adicionais de alemão. No final, os bolsistas terão a chance de apresentarem seus projetos pessoalmente à chanceler alemã Angela Merkel.

Eventos sobre as bolsas na Alemanha no Brasil

Com o intuito de ajudar as pessoas que têm interesse na bolsa ofertada na Alemanha, serão realizados eventos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e em Recife para explicar como funciona as etapas de seleção.  Quem não puder comparecer pessoalmente, pode conferir um webinar no dia 28 de junho, às 13h.

Confira as datas e links para inscrição:

Rio de Janeiro – 24 de junho

Inscrições para o evento aqui

Porto Alegre – 25 de junho

Inscrições para o evento aqui

Recife – 26 de junho

Inscrições para o evento aqui

São Paulo – 28 de junho

Inscrições para o evento aqui

Webinar – 28 de junho, às 13h

Inscrições para a palestra aqui

Bolsa de estudo Educa Mais Brasil

Também estão com inscrições abertas durante todo ano, as bolsas de estudo do programa Educa Mais Brasil. Há vagas para cursos de graduação e pós-graduação, idiomas, cursos técnicos e profissionalizantes. A inscrição é gratuita. Consulte as oportunidades disponíveis, aqui mesmo pelo Portal Rondônia, parceiro do programa.

Jaqueline Vaz – Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: