Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Geral

Credisis oferece apenas reposição da inflação e propõe retirar 13º tíquete-alimentação; Sindicato rejeita na mesa


Compartilhe:

Publicado por

em

Na primeira rodada de negociação do Acordo Coletivo 2019/2021 com o Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Rondônia (SEEB-RO), realizada na última segunda-feira, 17/6, em Ji-Paraná, os representantes patronais do sistema Credisis não aceitaram a reivindicação dos trabalhadores e ofereceram, como reajuste nos salários e demais cláusulas econômicas, apenas a reposição da inflação do período (4,78% – INPC).

Além disso, os executivos do Credisis ainda querem a retirada da cláusula que assegura o 13º tíquete alimentação, uma vitória da categoria obtida em acordos anteriores desde  2013.

Os cooperativários, em pauta construída no último ECOOP (Encontro Estadual dos Trabalhadores em Cooperativas de Crédito, em abril, em Porto Velho), reivindicam o índice de reajuste de 10%, que inclui a reposição da inflação do período mais ganho real.

Os representantes do Credisis alegam que a atual conjuntura nacional, o cenário econômico fragilizado e uma crise financeira que atinge o mercado em geral, são agravantes para o sistema não atender à proposta dos trabalhadores.

Os dirigentes do SEEB-RO José Pinheiro (presidente), Antônio Tavares (Cooperativas) e Irineu Almeida (regional Ji-Paraná) rejeitaram ainda na mesa a proposta patronal, e contra-argumentaram afirmando que, mesmo com crise econômica, o sistema financeiro em geral não é atingido, e até lucra ainda mais com a crise.

NEGOCIAÇÃO

“Com as cooperativas de crédito não é diferente, principalmente em Rondônia, onde ambos os sistemas estão muito bem financeiramente e podem atender às reivindicações de seus funcionários. Por isso não podemos aceitar essas justificativas que, supostamente, impediriam ganho real, e principalmente, não podemos admitir retrocessos, como
essa proposta de retirar direitos conquistados a duras penas”, mencionou José Pinheiro, presidente do Sindicato, que solicitou que os representantes patronais reavaliassem a proposta dos trabalhadores e, após isso, reagendassem uma nova rodada de negociação.

Os diretores do sistema Credisis Otelo Castelani Filho, Everaldo Moreira Oliveira e Osvaldo Dias Fraga se comprometeram a levar o resultado dessa primeira reunião para o CONSAD do sistema Credisis e a, futuramente, reagendar nova rodada de negociação.

Compartilhe: