Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Reitor da Faculdade Católica anuncia o projeto do novo campus


Compartilhe:

Publicado por

em

A reitoria da Faculdade Católica de Rondônia (FCR) reuniu seus docentes, técnicos educacionais e parceiros para apresentar e anunciar o projeto do novo campus, que já se encontra em andamento. A notícia do empreendimento está em consonância com o planejamento institucional e com sua identidade, o que diferencia as ações da FCR em relação as demais IES privadas do Estado de Rondônia. Sempre com um olhar e investimento regional, baseada nos princípios ético-cristãos e no compromisso com o ensino de qualidade e a inclusão social, alicerçado nos três pilares de um fazer universidade de maneira séria, quais sejam: o ensino, a pesquisa e a extensão.

Os primeiros passos para o desenvolvimento do projeto foram dados há mais de uma década com a aposta do Ensino Superior Católico na Amazônia, iniciando suas atividades em Porto Velho, Rondônia, com a FCR. A ideia, de acordo com o reitor da FCR, Prof. Dr. Fabio Rychecki Hecktheuer, surgiu no âmbito da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por solicitação dos arcebispos da região, em especial Dom Antônio Possamai e Dom Moacyr Grechi.

“Me alegra muito estarmos neste momento, nesta confraternização. Estamos num processo muito avançado de pensar a questão do Ensino Superior. Ele, na realidade, o ponto fundamental e necessário é formar formadores e junto com ela, construir conhecimento. Esta é essência da academia. Não tem outra forma”, afirmou o reitor.

Fabio Rychecki ao justificar seu pensamento reiterou que, seguindo um pensamento do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire, “ele diria que nós não precisaríamos nem ter sala de aula, bastaria estarmos num grupo, em qualquer espaço público”, muito porém, “a estrutura física é necessária para avançarmos ainda mais, motivo pelo qual estamos agora dando esse importante passo deste projeto do Ensino Superior Católico na Amazônia, com a construção do novo campus. Uma estrutura moderna, sustentável e que irá atender a demanda atual e futura da Católica. A partir disso, complementou que “estamos no intuito de mudar a realidade cultural e educacional de nossa região amazônica”.

CONCEITO INOVADOR EM INFRAESTRUTURA

Segundo as informações dos arquitetos Antônio Barroso e Alexandre Barroso, profissionais responsáveis pelo projeto e execução da obra, o projeto é bem recebido. Ele [projeto] terá uma área construída de aproximadamente 14.000m², desenvolvida em quatro pavimentos, moderno e interativo com as pessoas. “O conceito é moderno, integrado e tem toda uma dinâmica e será um marco na arquitetura do Município, pois estará localizado na Avenida Governador Jorge Teixeira”, declarou Antônio.

Já Alexandre, informou que a proposta da FCR é grandiosa. “Hoje não temos um projeto com esta referência em Porto Velho. Além da estrutura moderna, haverá atendimento com a instalação de placas solares, reuso das águas das chuvas e uma atenção ao saneamento básico (tratamento do esgoto), demonstrando a sustentabilidade do empreendimento”, completou o arquiteto.

NOVA ETAPA

De acordo com os engenheiros, agora inicia a fase de elaboração dos projetos estruturantes (instalações elétricas, hidrossanitárias, telefonia, por exemplo). Após este prazo, a edificação deve ser entregue em 18 meses.

Compartilhe: