Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Destaque

Começam hoje as inscrições do Encceja 2019


Compartilhe:

Publicado por

em

Prova é aplicada gratuitamente para os níveis Fundamental e Médio

Começam nessa segunda-feira (20) as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019. O participante pode acessar a página do exame disponível na internet e dar início ao procedimento informando os dados de CPF e data de nascimento. O prazo será encerrado no dia 31 deste mês e as provas acontecem em 25 de agosto de 2019.

As inscrições para o Encceja 2019 são gratuitas. Podem participar pessoas que não terminaram as etapas da educação básica no período regular e desejam obter a certificação, desde que atendam aos requisitos mínimos de idade. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o certificado do Ensino Fundamental requer, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do Ensino Médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Confira aqui o edital

Saiba mais: qual a diferença entre o Enem e o Encceja?

As quatro provas do Encceja 2019 serão aplicadas em mais de 600 municípios, divididas entre os turnos matutino e vespertino. No Ensino Fundamental, as avaliações serão de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa e estrangeira, Artes, Educação Física e Redação; além de Matemática. Já o Encceja Ensino Médio aplicará questões de Linguagens e Redação; Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

Resultado do Encceja 2019

O resultado do Encceja 2019 pode ser utilizado de duas formas. Quem obtiver nota mínima de 100 pontos em todas as provas objetivas e cinco pontos na redação pode solicitar a certificação do respectivo nível de ensino. Quem alcançar a pontuação mínima em pelo menos uma prova – mas não em todas – pode solicitar a proficiência.

Certificação ou Proficiência

Embora o Inep aplique as provas, cabe às secretarias estaduais de educação e aos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia a emissão da certificação ou da proficiência. Os participantes podem escolher a instituição certificadora. O exame é aplicado desde 2002 para pessoas que se enquadram na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os participantes podem estar localizados em território brasileiro (Encceja Nacional) ou internacional (Encceja Exterior). Há também a aplicação das provas para Pessoas Privadas de Liberdade (Encceja PPL).

Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: