Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Destaque

Clonagem no WhatsApp: Empresário tem Whats clonado em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Na manhã desta terça-feira (14) um empresário na capital foi vítima do golpe de clonagem de WhastAPP, segundo o empresário, várias pessoas começaram a ligar e perguntar se ele estava com dificuldades financeiras, após mensagens recebidas do whats clonado. Assustado o empresário descobriu que se tratava de um golpe e alertou os familiares e amigos via redes sociais que havia sido mais uma vítima da clonagem.

Os golpistas utilizam anúncios do OLX para induzir o usuário verdadeiro do Whats a informar o código que segundo eles seria para validar a transação no site, mas na verdade trata-se do código de instalação para ser utilizado no celular do golpista.

Se alguém recebe uma mensagem de WhatsApp de um irmão ou amigo pedindo a transferência de dinheiro para uma situação urgente, é possível que a transação seja efetivada rapidamente, ali mesmo pelo internet banking no celular. No entanto, esse tipo de mensagem pode ser um golpe, com a clonagem do número da pessoa.

Tal prática segundo a Polícia estima-se que mais de 5 mil pessoas em todo o Brasil tenham sido vítimas dos criminosos. Isso porque o grupo age em vários estados. Alguns suspeitos já foram identificados, incluindo um dos chefes.

Isso aconteceu porque a operação de clonagem consiste na compra de um chip e na solicitação do resgate do número da vítima escolhida pelos golpistas. Segundo os dados analisados pelos policiais, o teor das conversas iniciadas pelos criminosos muda de acordo com as pessoas que são abordadas, e os pedidos vão de valores para comprar eletrodomésticos até carros novos.

Compartilhe: