Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Destaque

No Ministério da Agricultura, Jaqueline Cassol debate programas de incentivo ao homem do campo


Compartilhe:

Publicado por

em

Um pacote de medidas deve ser lançado na próxima semana, entre os benefícios está a facilitação de acesso ao crédito rural

A deputada Federal Jaqueline Cassol (PP-RO) se reuniu nesta sexta-feira, (5), com a equipe responsável pelos projetos relacionados à agricultura familiar no Ministério da Agricultura. Oportunidade em que foi informada sobre o lançamento de um conjunto de ações de fomento para a agricultura familiar.

O Subsecretário da Agricultura Familiar, Everton Giovanni, informou que o Ministério trabalha em um pacote de novos programas para organizar e potencializar a cadeia produtiva dos pequenos e médios produtores, além da agricultura familiar. E que em breve será publicado um decreto que vai desburocratizar o acesso ao crédito rural. Segundo a proposta, o processo de contratação do crédito deve ser reduzido de 18 para seis etapas. A média de tempo deve passar de dois anos para quatro meses, “ou se tudo estiver correto esse prazo pode ser de até dois meses”, declarou.

A informação vai de encontro a um projeto que está sendo elaborado pela deputada, que agora vai aguardar a publicação do decreto para estudar o texto. A parlamentar defendeu também o incentivo ao empreendedorismo entre os jovens do campo. “Muitos jovens estão deixando a área rural, migrando para as cidades. Em Rondônia vivemos um êxodo rural dos jovens, justamente pela falta de oportunidade”, enfatizou Jaqueline Cassol. Giovanni informou que o Governo está desenvolvendo programas para atender esse público. Um deles deve se chamar Residência Agrícola, cujo objetivo é que os jovens formados em qualquer área das ciências agrárias sejam inseridos em grandes estabelecimentos de produção, para que tenham experiência operacional e prática.

Durante o encontro também foram abordados temas relativos à aquicultura e pesca. Atualmente, Rondônia é um dos maiores produtores de peixe do país, mas enfrenta dificuldades para a distribuição do produto. “Eu bato muito nessa tecla de que tem que incentivar produção, mas também a comercialização. Por não ter unidade de beneficiamento, o piscicultor deixa de agregar valor ao produto”, disse a deputada. O subsecretário de Aquicultura e Pesca, João Crescêncio, informou que o Ministério está elaborando um plano de ação para atender a demanda de comercialização de Rondônia. Informou também que busca parcerias para instalar unidades de beneficiamento de pescado em Rondônia.

Compartilhe: