Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Deputada federal Jaqueline Cassol reivindica titulação de cem mil imóveis rurais em Rondônia


Compartilhe:

Publicado por

em

Em audiência em Brasília, a parlamentar apresentou demanda à ministra da Agricultura

A deputada federal Jaqueline Cassol (PP-RO) se reuniu nesta terça-feira (02/04), em Brasília, com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. A finalidade do encontro foi discutir a regularização fundiária e extensão rural em Rondônia.

Quase 100 mil imóveis, entre assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e áreas da união, aguardam titulação em Rondônia. A falta da documentação acarreta instabilidade jurídica, dificulta o acesso ao crédito subsidiado e gera uma cadeia economicamente instável. Levando em consideração a vocação agrícola do estado, é fundamental que o produtor tenha segurança para trabalhar.

Durante a reunião, além de pontuar os aspectos econômicos e sociais inerentes à falta de titulação, a deputada federal Jaqueline Cassol amentou os conflitos agrários em Rondônia. “O estado de Rondônia ficou em primeiro lugar em violência no campo, segundo a Comissão da Pastoral da Terra em 2016. Ando por todo o estado de Rondônia, conheço a realidade e afirmo que as pessoas estão morrendo”, disse Jaqueline Cassol.

Tereza Cristina se mostrou atenta às dificuldades e particularidades do estado. “Rondônia neste mapa tem que ser muito prestigiado e tem que ter uma atuação firme”, disse a ministra que informou ainda que há uma meta para emitir 600 mil títulos em todo o país. Jaqueline Cassol postulou que só em Rondônia seriam necessários cerca de 100 mil.

Extensão Rural

A deputada federal Jaqueline Cassol também conversou com a ministra Tereza Cristina sobre crédito rural e a aprendizagem no campo. A parlamentar destacou a importância de incentivar os jovens a empreender na área rural, evitando o esvaziamento dessa região. “Rondônia hoje vive um êxodo rural. Por falta de escola, de recursos, de infraestrutura, os meninos vão todos pra cidade. Nós temos que passar conhecimento para eles, para que possam agregar com uma visão de empreendedorismo no campo” pontuou Jaqueline Cassol.

Novos encontros serão realizados entre a equipe do Ministério da Agricultura e a deputada Jaqueline Cassol para alinhar formas de ampliar o atendimento através de cursos e capacitações.

 

Compartilhe: