Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Técnica do Senai Rondônia participa de curso na Alemanha


Compartilhe:

Publicado por

em

Primeira instrutora mulher do curso “Boas Práticas em Sistemas de Ar Condicionado do Tipo Janela e Mini-Split” e técnica em refrigeração do Senai Rondônia, Jossineide Oliveira foi selecionada para integrar o grupo de 15 brasileiros a participar do Cool Training, um treinamento internacional focado no uso de fluidos refrigerantes naturais em sistemas comerciais. O curso acontece de 3 a 14 de junho, em Maintal, Alemanha.

Convidada pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), Jossineide explica que o curso vai abordar os diversos aspectos envolvendo a utilização de propano (R-290), dióxido de carbono (R-744) e amônia (R-717). A programação prevê visitas monitoradas a empresas locais especializadas em refrigeração e ar condicionado.

Com 25 anos de atuação na área, Jossineide trabalha no Senai de Porto Velho, onde foi aluna em meados dos anos 1990, assumiu à época o cargo de assistente de instrutor, condição oferecida aos melhores alunos, mas logo assumiu o posto de professora, ocupado até hoje.

“Sempre me preocupei em inserir as pessoas no mercado de trabalho, sobretudo as que possuem alguma limitação”, conta a profissional, que também enfrentou muitas barreiras pelo fato de ser uma mulher exercendo um ofício num campo predominante masculino.

Assessoria de Comunicação Social do Sistema Fiero

Compartilhe: