Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Coren-RO lamenta morte de técnica de enfermagem e faz um alerta acerca do episódio


Compartilhe:

Publicado por

em

O Conselho Regional de Enfermagem de Rondônia (Coren-RO) manifesta solidariedade e pesar pelo falecimento da Técnica de Enfermagem, Samia Mara Vieira Soares, que foi encontrada morta nessa quinta-feira (21) dentro de um hospital particular de Porto Velho. Segundo informações, suspeita-se que a profissional tenha se suicidado.

O Coren-RO lamenta a perda de mais uma profissional e chama a atenção para que mais políticas públicas sejam implementadas na esfera da saúde mental, a fim de que novas mortes sejam evitadas, tendo em vista que o ocorrido com a profissional de enfermagem, não é um caso isolado no Estado, pois não é novidade para quem trabalha no âmbito da saúde, mas em geral uma realidade desconhecida para a sociedade que o número de suicídios entre profissionais de enfermagem vem aumentando assustadoramente.

O Coren salienta ainda que inúmeros fatores estão associados à mortalidade por suicídio entre profissionais de enfermagem. Além disso, o Coren reforça que na área da saúde o profissional deve estar em boas condições físicas e emocionais para que possa desempenhar um serviço de qualidade. Porém o que acontece muitas vezes é que o profissional da área de saúde, incluindo os profissionais de enfermagem, tem adoecido com maior frequência, trabalhando tensos e cansados. Estão ansiosos e depressivos, desmotivados e com baixa realização pessoal, fatores estes decorrentes de baixos salários, cargas horárias exaustivas, precariedade no ambiente de trabalho, falta de segurança física, entre outros fatores que interferem no emocional dos profissionais de saúde.

Aos familiares, amigos e colegas de trabalho da técnica de enfermagem, o Plenário do Coren-RO, expressa sua solidariedade neste momento de dor e consternação.

Compartilhe: