Conectado por


Política

Cirone e Fúria buscam solução para reduzir a criminalidade na capital do Café

Publicado por

em

Entre as reivindicações estavam presença das forças de segurança como forma de reduzir os índices de criminalidade

Os elevados índices de criminalidade, em Cacoal e região motivaram uma ação conjunta dos deputados Cirone Deiró (PODEMPOS) e Adailton Fúria (PSD) junto com a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia (Sesdec-RO).

Em reunião com a cúpula da área da segurança, os parlamentares reivindicaram efetividade das ações de segurança pública para a região da capital do Café. Eles cobraram uma maior presença das forças de segurança como forma de reduzir os índices de criminalidade no município, especialmente na área rural.

O secretário de Segurança Pública, coronel José Hélio Pachá reconheceu os poucos investimentos nos últimos anos, destinados a atender a delegacia regional de Cacoal. “Essa realidade é resultado de uma série de improvisos que foram sendo feitos ao longo dos anos. Diante da gravidade da situação precisamos unir forças para solucionar os problemas atuais”, afirmou, ao reconhecer a iniciativa dos parlamentes na busca de solução para os problemas.

Cirone e Fúria reivindicaram a execução de obras de melhorias para a reestruturação do prédio da delegacia; aumento do efetivo de policiais em Cacoal; transferência da delegacia da mulher para um prédio exclusivo; criação e instalação da delegacia de homicídios; estruturação do Instituto Médico Legal; construção de um novo presídio para transferir o atual presídio para um local distante do centro atacadista. Além, da implantação da patrulha rural para levar segurança as famílias da área rural.

O deputado Cirone Deiró pediu urgência nas providencias adotadas para que a delegacia da mulher seja transferida para um espaço exclusivo e que ofereça todas as condições adequadas para acolher e prestar assistência jurídica as mulheres vítimas de violência. A reestruturação do prédio da delegacia regional de Cacoal também foi reivindicada pelo parlamentar.

O deputado Adaiton Fúria, além da urgência na implantação da patrulha rural reafirmou as reivindicações apresentadas pelo colega e destacou a necessidade do governo investir em melhorias na estrutura do presidio, ou até mesmo, construir um novo presídio que funcionaria fora do centro da cidade.  “O atual presídio que surgiu na base do improviso, funciona ao lado da rodoviária e no centro atacadista de Cacoal. É totalmente inadequado a atual localização”, sentenciou.

Participaram da reunião, além do secretário de segurança pública, José Hélio Pachá, Hélio Gomes secretário adjunto, Samir Abboud, delegado geral da Polícia Civil, Jeremias Mendes, diretor de polícia do interior e Edson de Souza, titular da primeira delegacia de Cacoal.