Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Resultado preliminar de levantamento florestal em Rondônia será apresentado hoje em Porto Velho


Compartilhe:

Publicado por

em

Apresentação será feita a gestores públicos, pesquisadores e representantes do setor produtivo. Objetivo é receber contribuições para elaboração do relatório final

Os resultados preliminares do Inventário Florestal Nacional (IFN) realizado em Rondônia serão apresentados, nesta quinta-feira (31). O evento será às 15 horas, no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), em Porto Velho.

O objetivo é apresentar como os dados podem ser usados na gestão dos recursos florestais do estado. Os participantes também poderão sugerir a inclusão de informações no relatório final que considerem necessárias para incrementar a qualidade, precisão e uso das informações.

A apresentação será feita pelas consultoras Camila de Oliveira e Sheila de Oliveira, do Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Participam da reunião representantes da Secretaria de Estado da Agricultura, Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Porto Velho, Fiero/RO, Comissão Executiva do Plano de Lavoura Cacaueira (Ceplac/RO), Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e a Pesquisa (Fapero), Faculdade de Rondônia (Faro), Universidade Federal de Rondônia (Unir), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Embrapa, Incra, Ibama e ICMBio.

Sobre o IFN

O Inventário Florestal Nacional (IFN) é uma iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB). Em todo o país, equipes vão a campo medir as árvores, analisar sua saúde e vitalidade, coletar amostras do solo e de material botânico, entre outros aspectos. Além disso, são realizadas entrevistas com moradores que vivem no entorno das áreas amostrais para conhecer a percepção da comunidade sobre os recursos florestais e seu uso.

De acordo com o IFN, Rondônia possui aproximadamente 13,4 milhões de hectares de cobertura florestal natural, correspondente a 57% de seu território. Para conhecer não só a quantidade dos recursos florestais como também o estado de conservação e a biodiversidade das florestas, o levantamento coletou dados em 423 pontos distribuídos sistematicamente em todo o estado.

Foram entrevistados 1.446 moradores rurais, mensuradas 34.013 árvores e palmeiras e coletadas 3.108 amostras botânicas de espécies arbóreas, arbustivas, herbáceas e palmeiras, entre outros dados.

Serviço
Apresentação dos resultados preliminares do IFN-RO

Data: 31/01/2019 (Quinta-feira)
Horário: 15 horas
Local: Auditório da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero (R. Rui Barbosa, 1112 – Arigolândia – Porto Velho/RO)

Compartilhe: