Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Sebrae busca parcerias para disseminar a cultura sustentável


Compartilhe:

Publicado por

em

SEBRAE

 

Entidade se reuniu com representantes do Poder Judiciário com interesse nas ações da Ecoliga

Na manhã desta terça (29), representantes do Comitê de Sustentabilidade do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Rondônia (Sebrae), estiveram reunidos com membros do Tribunal de Justiça de Rondônia (TJ-RO) a fim de prospectarem parcerias e realizarem ações em conjunto para fomentar a cultura sustentável, tanto no âmbito do Poder Judiciário quanto dos Pequenos Negócios.

“Acreditamos que temos objetivos em comum, que é aprimorar a gestão sócio ambiental e o desenvolvimento sustentável tanto dentro das organizações mas, principal e especialmente, na sociedade”, afirmou Erika Santos, Analista Técnica e coordenadora do Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia, que estava acompanhada da Analista Técnica Silane Guedes.

Componentes da equipe da Ecoliga do TJ-RO, Alexandre Almeida, Richard Reckel e Maria Silvana Cruz recepcionaram a equipe do Sebrae e explicaram sobre o funcionamento interno e as articulações com os órgãos que compõem o colegiado, como Tribunal de Justiça, Tribunal Regional do Trabalho, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Tribunal de Contas, Defensoria Pública da União e Unir.

A Ecoliga foi criada em 2017 com objetivo de planejar e realizar ações voltadas para disseminação a cultura sustentável como racionalização e redução de recursos, consumo consciente de materiais e serviços, capacitações, produções científicas, gestão e destinação adequada de resíduos compras sustentáveis, entre outras.

Segundo Alexandre Almeida, os objetivos são convergentes: “Temos missões semelhantes e os esforços têm que internalizar a cultura sustentável nos servidores e colaboradores dessas instituições para evidenciar a importância de nos valermos de práticas cada vez mais sustentáveis. É o nosso futuro que está em jogo”, enfatizou.

O Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia também foi criado em 2017 e prevê, em seu escopo de atuação, ações tanto para o público interno (colaboradores), como externo, a sociedade em geral. Além do consumo consciente e adoção de práticas sustentáveis, a missão do Sebrae como agente de transformação é promover o desenvolvimento sustentável das Micro e Pequenas Empresas (MPE) de Rondônia e a execução e ações do Comitê concorrem para este fim.

Duas agências do interior já operam com energia à base fotovoltaica (energia solar), reduzindo consumos, resultado das ações implementadas pelo Comitê de Sustentabilidade do Sebrae em Rondônia, reforçando a filosofia de preservação e conservação, inclusive voltadas à gestão das MPE.

A intensão é que o Sebrae seja inserido na Ecoliga para fortalecer ainda mais a rede e propor, entre diversas ações, iniciativas que atendam ao Pacto Global, proposto pela ONU e que estabelece uma série de metas até o ano de 2030, especificando 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), reduzindo desigualdades, alcançando desenvolvimento cada vez mais sustentável.

Se você é empresário e quer saber mais sobre sustentabilidade para Pequenos Negócios e a atuação do Sebrae, acesse sebrae.ro ou ligue gratuitamente para 0800 570 0800. Você também pode interagir com o Sebrae pelo WhatsApp, (69) 98130-5656, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn e YouTube nos canais Sebrae/RO.

Compartilhe: