Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Esporte

Firmino fecha ano especial com hat-trick no Liverpool


Compartilhe:

Publicado por

em

Roberto Firmino brilhou neste sábado. Fez um hat-trick contra o Arsenal, na vitória do Liverpool por 5 a 1, e fechou o ano de uma forma especial. Virou o brasileiro com maior número de gols na Premier League. Tem mais: seu time, o Liverpool, lidera a competição com nove pontos de frente para o segundo colocado.

O ano foi especial na carreira de Firmino e não ficou restrito apenas a essa partida. Os três gols contra o Arsenal foram só um capítulo de 2018. A lista de feitos está recheada com Copa do Mundo, valor de mercado, Liga dos Campeões…

Copa do Mundo

A Seleção perdeu nas quartas de final, mas Firmino saiu em alta da Rússia. Só não virou titular porque Tite bancou Gabriel Jesus. Chegou à Copa do Mundo valorizado pela temporada no Liverpool, aproveitou as oportunidades quando entrou e fez um gol.

Na Copa, Firmino não levou apenas a bandeira de Alagoas. Representou o Nordeste. Foi o único da região convocado.

O gol marcado contra o México, nas oitavas, também representou um feito importante: igualou Zagallo, que até então era o único alagoano a marcar em uma Copa do Mundo.

Valor de mercado

Firmino atingiu o maior valor de mercado da carreira em 2018. Em janeiro, valia 50 milhões de euros, o que representava 197 milhões de reais. O valor deu um salto até dezembro: agora, ele vale 80 milhões de euros (356 milhões de reais). Os números são do site alemão Transfermarkt.

Valorização de Roberto Firmino
Milhões de euros01/2011(Hoffenheim)06/2015(Liverpool)01/2018(Liverpool)05/2018(Liverpool)12/2018(Liverpool)020406080100

06/2015 (Liverpool)
● Milhões de euros: 25
Fonte: Transfermarkt

Quase a Champions

Em maio, Firmino quase levantou a taça da Liga dos Campeões. Bateu na trave. O Liverpool perdeu a final para o Real Madrid. Na campanha, destaque para o trio de ataque formado pelo brasileiro, Salah e Mané.

No Liverpool, ele é o terceiro maior artilheiro do clube em competições da Uefa. Tem 13 gols. Steven Gerrard, com 30, lidera a lista, e o segundo é Ian Rush, com 14, ao lado de Salah.

Trio de frente do Liverpool: Mané, Salah e Firmino — Foto: REUTERS

Trio de frente do Liverpool: Mané, Salah e Firmino — Foto: REUTERS

Volta para casa

Firmino completou dez anos da saída de Alagoas em 2018. Começou na base do CRB e, em 2008, aos 16 anos, foi fazer um teste no São Paulo. Reprovado, foi para Figueirense, onde começou a decolar na carreira.

Em julho, Firminou aproveitou as férias em Alagoas. Voltou para casa e fez de tudo. Pagou rodada de chopp em um restaurante, visitou o antigo colégio da infância, marcou uma pelada com os amigos e doou R$ 286 mil para um tratamento de saúde de dois irmãos.

*Rafael Brito colaborou

Compartilhe: