Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Encceja é um dos tópicos mais buscado do Google


Compartilhe:

Publicado por

em

Encceja

Mas, afinal, do que se trata esse termo?

“O que é o Encceja?”. Essa foi a 9ª pergunta mais respondida aos brasileiros, em 2018, segundo o Google Trends, ferramenta que compila os termos mais buscados e as tendências em um passado recente. Todo ano, o Google compila os tópicos mais populares a partir das buscas realizadas na plataforma. E você, sabe do que se trata?

Criado em 2002, o Exame Nacional Para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) é uma prova do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) para obtenção dos certificados do Ensino Fundamental e Médio.  Outra possibilidade é obter a Declaração Parcial de Proficiência. Todas são fornecidas pelas secretarias estaduais de educação e pelos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para obter a certificação do ensino fundamental é preciso ter, pelo menos, 15 anos. Já para o ensino médio, o participante deve ter, no mínimo, 18 anos. A prova é aplicada em apenas um dia, nos turnos da manhã e da tarde. O estudante responde quatro provas objetivas, com 30 questões de múltipla escolha, além da redação que deve ser desenvolvida no gênero dissertativo-argumentativo.

As disciplinas cobradas no Encceja Ensino Fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia e Ciências Naturais. Para o Encceja Ensino Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Apesar da importância do exame para estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA), nem todos têm conhecimento sobre o que é o exame. “Conheci o Encceja há pouco tempo através de um colega de turma que vai participar. Não me inscrevi este ano, mas achei interessante porque, se eu conseguir uma boa nota, já consigo a minha certificação”, destaca Roberto de Oliveira Alexandre, 31 anos.

Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe: