Conectado por


Geral

Detran se destaca e fica em 2º lugar no ranking de transparência de administração pública

Publicado por

em

Na manhã desta segunda-feira (10), em cerimônia realizada no auditório do Tribunal de Contas do Estado, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran-RO) recebeu o certificado de 2º colocado no ranking em transparência de administração pública em Rondônia com nota 96,6%.

O Portal da Transparência é um site do Governo de Rondônia que contém informações acerca das ações governamentais, receitas e despesas do Estado, Lei de Diretrizes Orçamentárias, Plano Plurianual, demonstrativos exigidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, repasse para os Municípios, informações gerenciais, dentre outras informações de interesse dos rondonienses.

A solenidade contou com a presença de autoridades locais, administradores públicos, prefeitos e servidores, que prestigiaram a primeira edição da premiação, que aconteceu após a criação da Lei da Transparência em 2011, que assegura o livre controle e visualização dos gastos e processos da Gestão Pública à população.

A fim de atender as exigências da nova lei, a Coordenadoria de Planejamento do Detran criou o Portal de Transparência, desenvolvido no mesmo ano da criação da lei e aprimorado em 2017.

Após a última avaliação pelo TCE, foi registrado o índice de 96,6% no nível de transparência, referente ao exercício de 2017, na norma do art. 24 da Instrução Normativa nº 52/2017-TCE-RO, o que resultou na concessão do certificado.

O diretor geral do Detran, Paulo Francisco de Moraes Mota, recebeu o certificado de Qualidade em Transparência Pública em nome do órgão e falou sobre o trabalho e o compromisso social. “Sabemos da grande arrecadação da nossa autarquia, e é necessário um grande compromisso com a transparência sobre tudo o que é arrecadado, por isso, não medimos esforços com a honestidade, uma vez que ela garante que nossos serviços beneficiem a população”, ressaltou.