Conectado por

Rondônia, terça, 19 de março de 2024.

Destaque

Cerca de 4 mil contribuintes em Rondônia caíram em Malha Fiscal em 2018


Compartilhe:

Publicado por

em

Como declarar o Imposto de Renda 2021 morando no exterior

Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

A Receita Federal informa que terminado o processamento das Declarações do IRPF 2018, 4.113 mil  declarações, no estado de Rondônia, ainda estão retidas na malha até esta data, devido a inconsistências nas informações prestadas.

A quantidade de declarações retidas hoje em malha fiscal corresponde a 1,91% do total de 215.332 declarações do IRPF 2018 apresentadas neste ano em Rondônia.


Continua após a publicidade
AUMENTE SUAS VENDAS - MELHORE A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO OU EMPRESA

As principais razões pelas quais as declarações foram retidas são:

  • Omissão de rendimentos do titular ou seus dependentes
  • Divergências entre o IRRF informado na declaração e o informado em DIRF
  • Despesas médicas
  • Dedução de previdência oficial ou privada, dependentes, pensão alimentícia e outras

Obs.: uma declaração pode estar retida em malha por uma ou mais razões.

Para saber se a declaração está na malha fina, os contribuintes também podem acessar  o Extrato de Processamento da DIRPF  no sítio da Receita Federal na internet. Para acessar o extrato da declaração, é necessário utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Ao acessar o extrato, é importante prestar atenção na seção “Pendências de malha”. É nessa seção que o contribuinte pode identificar se a declaração está retida em malha fiscal, ou se há alguma outra pendência que possa ser regularizada por ele mesmo.

Se a declaração estiver retida em malha fiscal, nessa seção, o contribuinte encontrará links para verificar com detalhes o motivo da retenção e consultar orientações de procedimentos. Constatando erro na declaração apresentada, o contribuinte pode regularizar sua situação apresentando declaração retificadora.

Inexistindo erro na declaração apresentada e estando de posse de todos os documentos comprobatórios, o contribuinte pode optar por aguardar intimação ou agendar pela internet uma data e local para apresentar os documentos e antecipar a análise de sua declaração pela Receita Federal.

O agendamento para declarações do exercício 2018 começa a partir de janeiro de 2019.

 

Compartilhe: