Conectado por

Rondônia, quinta, 25 de abril de 2024.

Nacional

IFRO prorroga inscrições no Processo Seletivo Unificado até dia 6 de dezembro


Compartilhe:

Publicado por

em

Foram prorrogadas até o dia 06 de dezembro de 2018 as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU 2019/1) do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).

Foram prorrogadas até o dia 06 de dezembro de 2018 as inscrições para o Processo Seletivo Unificado (PSU 2019/1) do  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO).  São mais de três mil vagas ofertadas nos três níveis de ensino (Integrado ao Ensino Médio, Subsequente e Graduação), distribuídas em 33 cursos nos nove campi do IFRO. As inscrições serão realizadas exclusivamente on-line no site do IFRO.

Não há cobrança de taxa de inscrição ou matrícula para participar do Processo Seletivo Unificado 2019/1. Todos os cursos ofertados pelo IFRO são públicos e gratuitos, não havendo custos adicionais aos candidatos.

O resultado preliminar está previsto para o dia 11 de dezembro. Já o resultado final será divulgado no dia 20 de dezembro e as matrículas dos aprovados iniciam no dia 7 de janeiro de 2019. A previsão de início das aulas é dia 4/2/2019.

Vagas

Em Ariquemes são ofertadas 440 vagas, distribuídas nos cursos técnicos em Agropecuária (Integrado), Alimentos (Integrado), Manutenção e Suporte em Informática (Integrado) e Aquicultura (Subsequente), além dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Ciências Biológicas (Licenciatura) e Engenharia Agronômica (Bacharelado).

Para o Campus Cacoal são 400 vagas oferecidas nos cursos técnicos em Agroecologia (Integrado), Agropecuária (Integrado e Subsequente) e Informática (Integrado), e também nos cursos superiores de Agronegócio (Tecnólogo), Geografia (Licenciatura), Matemática (Licenciatura) e Zootecnia (Bacharelado).

Em Colorado do Oeste são oferecidas 356 vagas no curso técnico em Agropecuária (Integrado) e cursos de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura), Gestão Ambiental (Tecnólogo), Engenharia Agronômica (Bacharelado) e Zootecnia (Bacharelado).

No Campus Guajará-Mirim são 220 vagas ofertadas neste PSU divididas entre os cursos técnicos em Biotecnologia (Integrado), Informática (Integrado) e Informática  – EJA (Integrado), além das graduações em Ciências Biológicas (Licenciatura) e Química (Licenciatura).

Em Jaru são 280 vagas oferecidas nos cursos técnicos em Agronegócio (Subsequente), Alimentos (Integrado), Comércio (Integrado), Segurança do Trabalho (Integrado e Subsequente), além do curso superior em Medicina Veterinária (Bacharelado).

São 320 vagas ofertadas em Ji-Paraná, as quais estão divididas nos cursos técnicos em Florestas (Integrado), Informática (Integrado), Química (Integrado) e cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Engenharia Florestal (Bacharelado) e Química (Licenciatura).

No Campus Porto Velho Calama são 520 oferecidas nos cursos técnicos em Edificações (Integrado), Eletrotécnica (Integrado), Informática (Integrado), Química (Integrado), Manutenção e Suporte em Informática (Subsequente) e cursos superiores em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Engenharia Civil (Bacharelado), Engenharia de Controle e Automação (Bacharelado) e Física (Licenciatura).

Em Porto Velho, no Campus Zona Norte, estão sendo ofertadas 120 vagas no curso técnico em Administração (Subsequente) e nos cursos de graduação em Gestão Pública (Tecnólogo) e Redes de Computadores (Tecnólogo).

No Campus Vilhena são 400 vagas oferecidas nos cursos de Edificações (Integrado), Eletromecânica (Integrado e Subsequente), Informática (Integrado) e cursos superiores nas áreas de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Tecnólogo), Arquitetura e Urbanismo (Bacharelado) e Matemática (Licenciatura).

Inscrição

Desde 2016, o IFRO utiliza a metodologia on line para inscrição. A nota final, utilizada para classificação, é obtida a partir das notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com o nível de ensino, constantes no boletim escolar oficial, Histórico Escolar ou documento escolar oficial equivalente, inseridas pelo próprio candidato no ato da inscrição. Assim, o sistema de seleção informatizado calcula uma média geral para cada candidato inscrito. E, conforme as médias geradas, o sistema também gera a classificação geral dos candidatos, respeitando-se a reserva de vagas (Ações Afirmativas/Cotas Sociais).

Os candidatos que não têm acesso à internet poderão procurar os campi durante o período de inscrição, munidos de seus dos documentos para efetuar sua inscrição. Os endereços e horários de atendimento estão dispostos nos Editais.

Documentos

Para efetuar a inscrição serão necessários os seguintes documentos: CPF (necessariamente o número do candidato e não dos pais); documento oficial de identificação com foto; e o Boletim Escolar Oficial do Ensino Fundamental ou Médio, Histórico Escolar do Ensino Fundamental ou Médio ou documento escolar oficial equivalente.

Ações afirmativas

De cada curso ofertado, são destinadas 50% (cinquenta por cento) das vagas ao sistema de Ações Afirmativas/Cotas Sociais, sendo reservadas aos alunos que tenham cursado integral e exclusivamente o Ensino Fundamental ou Médio na rede pública de ensino. A distribuição das vagas cumpre o estabelecido na Lei nº 12.711/2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio (Ações Afirmativas/Cotas).

Carla Coêlho, da Comissão Permanente de Exames do IFRO (COPEX), destaca que além dos programas de apoio pedagógico e psicossocial, também são oferecidas ações que ajudarão na permanência e êxito do estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica. “Os programas e ações previstas pela Política de Assistência Estudantil têm como público-alvo todos os estudantes regularmente matriculados nos cursos técnicos de nível médio e cursos de graduação”, complementa.

Informações

Antes de efetuar a inscrição, é aconselhável que o candidato leia o Edital e o Manual do Candidato, ambos disponibilizados no site do IFRO. Mais informações podem ser obtidas no Edital e em caso de necessidade de outros esclarecimentos, os candidatos interessados poderão entrar em contato com o campus do IFRO mais próximo de sua residência.

Acesse o edital dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio – AQUI.

Acesse o edital dos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio – AQUI.

Acesse o edital dos Cursos de Graduação – AQUI.

Compartilhe: