Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Ação do Projeto Bichos do Pantanal atinge mais de 850 estudantes


Compartilhe:

Publicado por

em

Realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, o projeto levou alunos para conhecer a Expedição Internacional “Redescobrindo a América do Sul”

Cerca de 860 estudantes da rede pública municipal de Cáceres (MT) foram contemplados com uma ação de educação ambiental promovida pelo Projeto Bichos do Pantanal, realizado pelo Instituto Sustentar e patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental. Os estudantes conheceram a história e o trabalho de um grupo de pesquisadores que formam a  Expedição Internacional “Redescobrindo a América do Sul” (“Ascending South America”), que está percorrendo 6.500 quilômetros do continente para salientar as ameaças ambientais e as mudanças climáticas.

A programação incluiu uma apresentação do Projeto Bichos do Pantanal, que está em sua segunda edição, e que apoia a Expedição. Para o pesquisador e responsável pelas ações de Educação Ambiental do Projeto, Mahal Massavi, o objetivo foi atingido, já que a troca de informações e divulgação do trabalho tanto do Bichos do Pantanal quanto da Expedição “Redescobrindo a América do Sul” foram surpreendentes.

“Os estudantes também puderam conhecer de perto todos os equipamentos utilizados pelos pesquisadores como os usados para observação da fauna, como binóculos e lunetas. Ficou evidente a satisfação deles ao ter esse contato tão próximo à natureza e às pessoas que fazem desse um ofício tão encantador. Os alunos são das mais diversas idades, sendo de turmas do 5º ao 9º do Ensino Fundamental”, afirma Mahal.

Com a chegada das embarcações foi a vez dos alunos ouvirem atentamente os relatos do líder da Expedição, Andy Leemann, que abordou principalmente a necessidade de conservação dos rios para garantia da qualidade de vida da população. Andy relatou aos grupos de estudantes as dificuldades, percalços, mas também o encantamento a que os 15 membros do grupo estão suscetíveis e listou alguns dos inúmeros animais que foram vistos ao longo do percurso.

“A cada 150 quilômetros percorridos eles fazem uma parada para acampar. Na maioria das vezes lugares inacessíveis, no meio da natureza e com muitas limitações. Isso serviu para mostrarmos às crianças a importância de conectá-los à natureza e estava evidente em seus rostos como gostaram e o trabalho foi produtivo”, conta Mahal.

Em Cáceres, a equipe completou 3.400 quilômetros da expedição, que tem como destino final o Rio Amazonas. Ao final da programação de cerca de 3 horas, o tradicional Grupo Chalana se apresentou encerrando a programação na Praça de Eventos da Sematur.

 

PROJETO BICHOS DO PANTANAL

O Projeto Bichos do Pantanal é patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e realizado pelo Instituto Sustentar de Responsabilidade Socioambiental.  O Projeto Bichos do Pantanal atua desde agosto de 2013 em Mato Grosso, com foco em três pilares de ação: a conservação da biodiversidade, a educação ambiental e o desenvolvimento local.

Compartilhe: