Conectado por

Rondônia, terça, 19 de março de 2024.

Geral

Arom quer conhecer planejamento estratégico do MRPE


Compartilhe:

Publicado por

em


Continua após a publicidade
FACULDADE SAPIENS

O Movimento Rondônia pela Educação, liderado pela Federação das Indústrias de Rondônia e composto por mais de cem entidades e instituições rondonienses fez, nesta terça-feira, 13, a última reunião de 2018, que contou com a participação do prefeito José Ribamar de Oliveira, de Colorado D’Oeste, representando a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom), e do prefeito de Cujubim, Pedro Marcelo Pereira, município que se comprometeu a implantar em seu município o planejamento estratégico elaborado pelo MRPE.

Segundo o prefeito de Colorado D’Oeste e representante da Arom, José Ribamar de Oliveira, “é preciso mudar o processo educacional. Quando isso realmente acontecer, teremos uma sociedade mais equilibrada, mais justa e menos violenta. Reafirmo nosso compromisso com os objetivos do Movimento Rondônia pela Educação. Seria importante um encontro do Conselho com Arom, com o objetivo de apresentar o planejamento estratégico do MRPE aos representantes dos 52 municípios de Rondônia”, falou.


Continua após a publicidade
AUMENTE SUAS VENDAS - MELHORE A IMAGEM DO SEU NEGÓCIO OU EMPRESA

Como parte da pauta da reunião, a coordenadora do MRPE, professora doutora Raquel Serbino apresentou uma retrospectiva com as principais ações do Movimento realizadas em 2018. “Tivemos 11 novas adesões, firmamos parcerias com o Todos pela Educação, Fundação Abrinq, Fundação Lemann, Fundação Ezute, Fundação Iochpe, Fundação Banco Itaú BBA, Usina Jirau. Participamos de 33 visitas técnicas em Rondônia e São Paulo. O Movimento está cada vez mais fortalecido”, avaliou.

Indicadores educacionais de Rondônia, Ideb, analfabetismo, aprovação/reprovação/abandono, distorção       idade-série, evasão escolar, Enem, “Todos pelo Enem”, formação de professores, gestão das redes educacionais, infraestrutura das redes educacionais, transporte escolar, observatório da Educação, dentre outros temas foram debatidos nas reuniões do MRPE este ano.

Raquel acrescenta como um dos pontos altos das ações, a apresentação da proposta de Planejamento Estratégico do Movimento Rondônia pela Educação – aprovado por unanimidade pelo Conselho do Movimento. “O documento foi entregue aos candidatos ao governo de Rondônia durante evento realizado pela Federação das Indústrias. Este planejamento foi construído de forma coletiva, participativa e com comprometimento de todos os membros do Movimento”, afirma Raquel, que elogiou o presidente da Fiero Marcelo Thomé, idealizador do Movimento Rondônia pela Educação.

O presidente da Fiero e do Conselho de Governança do Movimento Rondônia pela Educação (MRPE), Marcelo Thomé, destacou que Rondônia está cada vez mais coesa para melhorar a educação. “A presença e o empenho de todos que compõem o Conselho de Governança e a adesão de mais onze instituições mostram que o Movimento continua crescendo por causa da atuação de todos que se dispuseram a trabalhar por um objetivo comum. Um povo educado é um dos principais instrumentos de desenvolvimento econômico”, argumentou.

Houve a apresentação da secretária adjunta de Educação, Glaucia Negreiros, que abordou o estágio da implantação do planejamento estratégico na Semed/PVH e ainda sobre o Enem 2018, apresentado pelo diretor geral do Grupo Sapiens, Augusto Pellucio.

A reunião contou ainda com a presença do vice-presidente Institucional da Fiero, Maurílio Vasconcelos; do 2º diretor secretário, José Carlos de Moura Lopes; o presidente do Conselho Fiscal da Fiero, Hélio Lins, diretor regional do Senai-RO, Alex Santiago, do gerente de Educação Sesi-Senai-IEL-RO, Jair Coelho.

Compartilhe: