Conectado por

Rondônia, quinta, 28 de março de 2024.

Destaque

Acadêmicas de Pedagogia montam brinquedoteca para alunos da escola Darcy Ribeiro


Compartilhe:

Publicado por

em

 

“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”, essa frase de Paulo Freire resume bem a ação das acadêmicas de Pedagogia da Faculdade Porto que, através do seu estágio na Escola Municipal de Educação Infantil e Fundamental Senador Darcy Ribeiro transformaram a realidade da comunidade na qual foram acolhidas.

Na última sexta-feira (4) um ciclo foi encerrado, mas outro começou com muito carinho na entrega da Brinquedoteca e cantinho da leitura “A casa das madrinhas”, espaço batizado pela equipe pedagógica da instituição em homenagem ao grupo de 20 estudantes que contribuíram para a realização do projeto.

De acordo com a professora responsável pelo estágio supervisionado na Faculdade Porto, Cíntia Gonçalves, as acadêmicas tiveram que se organizar em grupo, estudar sobre a importância da brinquedoteca para a educação infantil, elaborar o projeto e executá-lo. “Foi um momento lindo na formação delas enquanto profissionais e também como pessoas, preocupadas com a sociedade onde estão inseridas”, afirma.

A estudante de Pedagogia Maria José Botelho se diz realizada em fazer parte do projeto. “Estarmos envolvidas com a brinquedoteca durante este período nos permitiu um momento de interação além da sala de aula onde todas nós estávamos focadas no mesmo objetivo: o bem-estar e desenvolvimento educacional nas crianças”, destaca.

Para a coordenadora da escola, Joane Alencar, que também é ex-aluna de Pedagogia da Faculdade Porto, o espaço era um sonho antigo. “Nós sempre buscamos transformar a sala que estava inutilizada em um ambiente lúdico. Agora, com a ajuda das meninas, nós finalmente conseguimos”.

Ela acrescenta que, pessoalmente, o projeto tem uma importância ímpar, uma vez que ela pôde fazer pelas acadêmicas o que fizeram com ela enquanto ainda estava em sala de aula. “Agora foi a minha vez de contribuir com pessoas que são apaixonadas pelo curso e pela profissão. Quando era acadêmica as professores me orientavam e encorajavam a fazer a diferença”, acrescenta.

A casa das madrinhas

A brinquedoteca vai beneficiar mais de 300 alunos da Educação Infantil na Escola Darcy Ribeiro, situada no bairro Escola de Polícia, em Porto Velho. Desde a sugestão até a conclusão do projeto foram três semanas de trabalho duro.

As acadêmicas contaram com o apoio de parentes, amigos e corpo pedagógico da Faculdade Porto para arrecadarem doações de brinquedos, livros e materiais de construção para a reforma do local.

De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, Claudelice Varella, nada impede de expandir a ação para outras instituições de ensino. “Com outras turmas de estágio, podemos contribuir ainda mais com as escolas e retribuir as acolhidas, que são sempre tão generosas e benéficas para os nossos alunos”, comenta.

Vestibular Porto

O curso de Pedagogia e outros 11 estão com matrículas abertas. Para se inscrever basta acessar o site www.faculdadeporto.com.br. São oferecidos os cursos de Administração, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Marketing, Gestão de Recursos Humanos, Comércio Exterior, Jogos Digitais, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental e Engenharia da Computação.

Com o sistema Blox, os estudantes escolhem as disciplinas da grade que querem cursar, montando assim um currículo focado em habilidades e competências para se destacar no mercado de trabalho a partir da área que deseja seguir no futuro.

Através do Facilita Porto, programa de financiamento estudantil da instituição, o aluno paga somente 50% da mensalidade durante o curso e o restante apenas depois de formado, sem juros.

A Faculdade Porto está localizada na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Para mais informações, ligue (69) 3211-6039.

Compartilhe: