Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Destaque

Desenvolvimento regional é destacado durante reunião itinerante do CAS


Compartilhe:

Publicado por

em

O Conselho de Administração da Superintendência da Zona Franca de Manaus (CAS) aprovou, nesta sexta-feira (4), uma pauta de investimentos de US$ 166,2 milhões e geração de 963 empregos para a Zona Franca de Manaus (ZFM). O 283º encontro do colegiado ocorreu na sede da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), em Rio Branco (AC), e foi presidido pela secretária executiva do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Yana Sobral Alves. O evento contou com a presença do superintendente da SUFRAMA, Appio Tolentino, da vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, da prefeita de Rio Branco, Socorro Neri, do diretor da Fieac, Jorge Tomás, do secretário de Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM), Alfredo Paes, do vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, e de parlamentares estaduais e federais da região.

Durante o evento, o superintendente Appio Tolentino afirmou que é necessário fomentar o desenvolvimento de projetos que alavanquem a industrialização em todas as áreas de abrangência da SUFRAMA. “Sempre seremos a favor daquilo que gere emprego, que gere renda, que gere desenvolvimento. Temos atuado para desburocratizar os processos da SUFRAMA e quero que a autarquia seja considerada uma casa amiga da classe empresarial em todas as localidades nas quais trabalhamos”, frisou.

A secretária executiva do MDIC parabenizou a autarquia pelas iniciativas de estimular os avanços socioeconômicos por toda a Zona Franca de Manaus e disse que essa ação permite que o próprio Ministério da Indústria conheça cada vez mais as realidades da região. “Realizar uma reunião deste porte e neste momento aqui no Acre é de um simbolismo importante e nos traz expectativas para o futuro. Após anos de resultados negativos, a indústria brasileira registrou crescimento de 2% no fim de 2017 e isso já se refletiu, por exemplo, no Polo Industrial de Manaus (PIM). Hoje pudemos aprovar projetos que têm investimentos superiores a meio bilhão de reais e geração de quase mil novos postos de trabalho. Isso gera reflexos positivos para a sociedade na região”, comentou.

A vice-governadora do Acre, Nazareth Araújo, destacou a importância dos investimentos regionais proporcionados pelo modelo ZFM e como o Estado entende como fundamental a política de incentivos praticados na região. “Temos poucos municípios efetivamente cobertos pelos incentivos da ZFM e temos interesse de estender a todo o Estado. Mas destaco ser fundamental trabalharmos conjuntamente para estimular as atividades produtivas – em todo o Brasil –, pois é aliando o esforço público com o privado que poderemos superar momentos de dificuldades como os que enfrentamos recentemente na economia do País”, pontuou Nazareth.

O secretário da Sefaz-AM, Alfredo Paes, que representou o governador do Amazonas, Amazonino Mendes, ressaltou a validade das reuniões itinerantes realizadas pela SUFRAMA como forma de estimular investimentos em todas as áreas cobertas pelo modelo Zona Franca de Manaus e afirmou ser importante uma união de esforços da bancada parlamentar da região para que se possa alcançar resultados positivos para todos.

Os parlamentares federais Sérgio Petecão e Wherles Rocha agradeceram pela realização do evento na capital acriana, pelo apoio histórico dado pela SUFRAMA ao Acre e pediram que as ações continuem sendo direcionadas no sentido de colaborar com os pleitos do Estado que surtem efeitos positivos para a sociedade.

Compartilhe: