Conectado por

Rondônia, sexta, 19 de abril de 2024.

Entretenimento

ANIMAIS QUE PODEM SER SUBSTITUÍDOS POR ROBÔS


Compartilhe:

Publicado por

em

A natureza com certeza é superior à tecnologia, mas isso não quer dizer que ela não possa ser estudada, imitada e aproveitada. E foi exatamente nos animais que essas empresas buscaram suas inspirações.

FORMIGA

A empresa Festo criou um pequeno robô e sua inspiração foram as formigas, e um detalhe muito interessante que chama a atenção é que as formigas robôs da Festo também trabalham em conjunto igual as formigas fazem e tudo isso graças a algoritmos capazes de reproduzir o comportamento cooperativo. Sua locomoção é bem facilitada, devido ao uso de duas câmeras que ficam nos olhos e sensores acoplados na cabeça da formiga robô. Toda essa tecnologia esta aplicada em um robô de 13 cm.

MACACO

Este protótipo não esta em sua faze final e por isso sua aparência não se parece nada com a de um macaco, mas suas funções já se assemelham muito com a de um macaco. A ideia para Roko como é chamado carinhosamente por seus criadores, é usa-lo como transporte para comidas e kits de primeiros socorros. Podendo atravessar a floresta sem perturbar a vida animal e isso tudo graças aos seus longos braços feitos para escalar. E os criadores de Roko afirmaram que para finalizar o projeto o robô deve ser completamente coberto por pelos para enganar outros macacos que estiverem por perto.

ARRAIA

Esse minúsculo robô é produto da biotecnologia, ele mede apenas 16 mm e míseros 10 g. Sua aparência é a de um filhotinho de arraia, seus criadores ressaltaram que ao invés de apenas circuitos, decidiram usar um revestimento gelatinoso feito de tecidos musculares conseguindo assim imitar com perfeição o movimento do peixe. 

CANGURU

Novamente a empresa Festo produziu outro robô, e dessa vez ela foi até a Austrália buscar sua inspiração. O desafio da empresa era construir um robô capaz de pular por aí como um canguru, e o resultado dessa criação foi impressionante, o robô canguru não apenas se move como o animal como também se parece com um canguru de verdade. Esse canguru impressiona por sua tecnologia e para se locomover ele atende a comandos estabelecidos por um bracelete. E você gostou do canguru biônico?

PASSARO

Talvez voar seja o sonho de muitas pessoas, e foi nos pássaros que estes criadores buscaram sua inspiração. E de fato muitas pessoas nem se quer conseguem diferenciar o pássaro robô de um pássaro real enquanto voam. Como você pode ver no vídeo, o robô tem sua carcaça pintada para que fique o mais próximo de pássaros de verdade. Segundo o criador da empresa os pássaros robôs foram desenvolvidos para imitar aves predadoras realistas.

ABELHA

Há algum tempo algumas regiões ficaram sem abelhas e isso causou muita preocupação em diversos estudiosos. E foi através desta preocupação de diversas empresas de robótica buscaram a solução na criação de desenvolvimento de abelhas robôs. Até mesmo o Walmart registrou uma patente para abelhas robóticas. A patente descreve como minúsculo drone de polinização. Essas abelhas seriam usadas para localizar plantações, transportar pólen e verificar qual foram polinizadas com sucesso.

CAVALO

As forças Armadas dos Estados Unidos arquivaram o desenvolvimento do seu cavalo robô ou LS3 como também ficou conhecido, este robô era usado para transportar cargas militares em longas distancias, os soldados explicaram que apesar do robô ser útil para o transporte de cargas pesadas ele acabava atrapalhando os militares por ser muito barulhento.

Iae curiosos, qual desses robôs ficou mais parecido com o animal real. Comenta aqui em baixo, se for novo por aqui se inscreva e curta o vídeo. Eu fico por aqui e até a próxima.

Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=GQewv6txENo&t=79s

Fonte: Canal – Mais Curiosidades

Compartilhe: