Conectado por

Rondônia, sábado, 20 de abril de 2024.

Tecnologia

Claro é destaque no 5G & LTE Latin America


Compartilhe:

Publicado por

em

Claro Celulares

Claro CelularesA Claro foi premiada durante evento anual pela inovação, evolução e desempenho de sua rede móvel

A Claro foi reconhecida nas categorias “Melhor Implementação de 4.5G”, “Melhor Uso do 4G” e “Melhor aplicação/serviço de IoT” durante o evento anual 5G & LTE Latin America, que se encerrou ontem no Rio de Janeiro e reuniu os principais fornecedores e operadores da indústria.

No início do ano, a Claro anunciou a chegada da tecnologia 4.5G para mais de 140 municípios, incluindo as principais cidades e regiões metropolitanas do Brasil. A nova tecnologia, desenhada para ampliar a capacidade de transmissão de dados e de internet nas redes móveis, possibilita velocidades até 10 vezes maiores do que o 4G convencional. O desenvolvimento da rede 4.5G, tecnologia implantada de forma pioneira e inovadora pela Claro no Brasil, as conquistas operacionais e comerciais e a melhoria da experiência ao usuário final foram alguns dos critérios de avaliação dos organizadores do evento.

Já a demonstração do Gigabit LTE realizada pela primeira vez no Brasil pela Claro, no ano passado, foi contemplada na categoria “Uso do 4G”, que avaliava as novidades e evoluções dos serviços na rede 4G. Os critérios nesta premiação incluem o melhor uso da rede LTE, com melhoria significativa para os clientes finais. A tecnologia Gigabit LTE combina o uso de espectro não-licenciado na faixa de 5GHz, atualmente utilizado por redes Wi-Fi, com espectro licenciado para 4G da Claro, por meio do recurso carrier aggregation (agregação de portadoras de frequência) de forma a aumentar a capacidade da rede e a velocidade de transmissão. Além disso, as funcionalidades de MIMO 4×4 e 256QAM, disponíveis na rede 4.5G, também são utilizadas para atingir velocidades superiores a 1 Gbps.

“Com a implantação inédita do 4.5G, nossa rede está passando por uma profunda transformação para melhorar ainda mais a performance, a cobertura e a qualidade de sinal. Também inovamos ao incluir aplicativos de música, vídeo e revistas digitais nos planos, aproveitando as velocidades cada vez maiores de conexão e a evolução dos smartphones. A Claro está acelerando sua captura de mercado em função de todas estas novidades, na rede e na proposta de valor que leva ao mercado”, avalia André Sarcinelli, diretor de engenharia e tecnologia da Claro.

Na categoria “Melhor aplicação/serviço de IoT”, a Claro Brasil foi premiada pela primeira aplicação NB-IoT (Narrow Band IoT) com medidor de energia inteligente. A aplicação foi a primeira a rodar em uma rede comercial no Brasil e na América Latina. Por meio da tecnologia NB-IoT, a solução coleta os dados de consumo de energia elétrica e possibilita o gerenciamento remoto do medidor, permitindo atividades como o corte e a re-ligação automática da eletricidade, por exemplo. Outro benefício da solução é a possibilidade de verificar perdas ou roubos de energia com mais facilidade, reduzindo os custos operacionais. A Embratel é responsável pelo desenvolvimento da aplicação e pela comercialização do serviço, que roda sobre a rede móvel da Claro.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento do pioneirismo da Embratel e da Claro nas aplicações de Internet das Coisas. A conquista reforça, mais uma vez, nosso posicionamento de investir em novas verticais no segmento. Vemos um aumento crescente do uso do NB-IoT para conexão de dispositivos e sensores”, afirma Ney Acyr Rodrigues, Diretor Executivo de Negócios de IoT da Embratel. O executivo explica que o NB-IoT é uma evolução da tecnologia LTE desenvolvida para aplicações que demandam uma taxa menor de transferência de dados, como os medidores inteligentes, reduzindo o consumo de energia/bateria e promovendo alta escalabilidade.

Além da premiação, o 5G & LTE Latin America propôs a discussão dos resultados dos desafios de mercado, a evolução da rede 4G e as implicações de negócios de 5G.

SOBRE A CLARO

A Claro é uma das líderes em telefonia celular no Brasil, com mais de 60 milhões de linhas de telefones celulares ativas. A empresa é líder em cobertura segundo a Anatel, estando presente em mais de 4.000 municípios com as tecnologias 2G, 3G e 4G. A Claro foi pioneira na implantação de todas as gerações de internet móvel no Brasil. Recentemente, foi a primeira a inaugurar a rede mais moderna e rápida do país com a tecnologia 4.5G, que permite velocidades até 10x maiores que as da rede 4G tradicional. Destaca-se ainda pela oferta de conteúdos e serviços inovadores que podem ser acessados através do smartphone. A Claro possui acordos de roaming em mais de 150 países, nos cinco continentes, e lançou recentemente o Passaporte Américas, que permite utilizar o plano no exterior como se estivesse no Brasil. Por apenas R$9,99 a mais por mês, clientes dos planos pós-pagos podem falar ilimitado ou utilizar a franquia do plano de internet em vários países das Américas, inclusive Estados Unidos, Argentina, Canadá, Colombia e México.

Através de sua plataforma institucional, as marcas NET, Claro e Embratel investem em ações relacionadas à Educação, Cultura e Cidadania e propõem a conexão entre as pessoas para a construção de um amanhã gigante. Entre as iniciativas estão os Theatros NET São Paulo e Rio de Janeiro, Estação NET Cinema, NET Live Brasília, entre outros. Além disso, por meio do Instituto NET Claro Embratel, atua em frentes sociais que integram a tecnologia e a informação como fonte de desenvolvimento e conhecimento, realizando e apoiando projetos como o Campus Mobile, o Educonex@o, Programa Dupla Escola, NET Educação, Naves do Conhecimento, entre outros.

SOBRE A EMBRATEL

Embratel é uma das mais inovadoras e respeitadas empresas do Brasil. É líder em telecomunicações e tem forte atuação em TI e mobilidade corporativa, incluindo serviços de telefonia celular corporativa, telefonia fixa, longa distância nacional e internacional, transmissão de dados, vídeo, Internet, Telepresença, Cloud Computing, Data Center, TI, Segurança e Satélite. Com ampla experiência no fornecimento de soluções tecnológicas para grandes eventos, é reconhecida pela entrega de infraestrutura de altíssimo nível com tecnologia totalmente integrada à maior e melhor rede de telecomunicações da América Latina, garantindo maior eficiência para empresas de todos os tamanhos, segmentos e regiões do Brasil. A Embratel faz parte da Claro Brasil e mais informações estão disponíveis no site www.embratel.com.br

PLANIN – Assessoria de Comunicação e de Imprensa – Embratel

Angélica Consiglio, Beatriz Imenes e equipe – www.planin.com

Contatos: Mariana Mirrha e Laura Rodrigues. Tel. (11) 2138-8921 – E-mail: [email protected]

 

Compartilhe: