Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Destaque

Fhemeron e Adventista desenvolvem projeto “Vidas por Vidas” neste mês de abril


Compartilhe:

Publicado por

em

Mais de 80 bolsas de sangue foram coletadas no último sábado pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (Fhemeron) durante a primeira atividade deste mês de abril programada pelo projeto “Vidas por Vidas” em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia. Outras duas atividades estão programadas para este mês, sendo nos dias 14 e 28, com participação de voluntários da Itapuã do Oeste.  O projeto também programou para o dia 5 de maio a campanha que envolve doadores dos distritos de Jaci-Paraná e Nova Mutum.

A assistente social da Fhemeron, Maria Luiza, enfatizou que durante a primeira atividade realizada no último sábado foram atendidos 118 voluntários membros da Igreja Adventista. A igreja evangélica desenvolve o projeto que nasceu com a proposta de contribuir com os hemocentros através do incentivo à doação de sangue durante o período da Páscoa. Assim como na Capital, a parceria também se estende para os hemocentros dos municípios, a exemplo de Vilhena que contabilizou 44 atendimentos e 29 bolsas coletadas na coleta também realizada sábado.

Desenvolvido desde 2005, o projeto visa conscientizar os cidadãos para o hábito de doar, suprindo assim a demanda dos estoques de sangue nos hospitais e hemocentros. Atingir e envolver a mobilização e a participação de voluntários para a doação de sangue e hemoderivados, em hospitais e hemocentros de oito países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.

A iniciativa foi destacada pelo presidente da Fhemeron, João Ricardo, ressaltando a importância das parcerias desenvolvidas durante todo ano. O presidente enfatizou a parcela significativa da parceria da Igreja Adventista que sempre reforça o estoque de sangue, principalmente em situações críticas garantindo, dessa forma, condições de atendimento à demanda.

Segundo a assistente social, a parceria da Igreja Adventista equilibra o estoque da unidade para melhor atender à população. O projeto “Vidas por Vidas” é  desenvolvido por jovens que podem está retornando e fazendo novas doações.

Agora, as atenções estão voltadas para outras 3 ações que serão desenvolvidas. No dia 14 deste mês, será dado prosseguimento ao projeto com mais doadores de Porto Velho. No dia 28, tanto os doadores da Capital quanto os de Itapuã estarão engajados na ação solidária. A Fhemeron vai disponibilizar transporte para o deslocamento dos voluntários de Itapuã. As atividades do projeto “Vidas por Vidas” se estenderão até 5 de maio nos distritos de Jaci-Paraná e Nova Mutum que também terão ônibus para deslocamento até a Capital.

 

 

Compartilhe: