Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Mundo

Os ensinamentos imortais de um gênio chamado Stephen Hawking


Compartilhe:

Publicado por

em

 

Chris Williamson via Getty Images
Professor Stephen Hawking em evento no The Cambridge Union em 21 de novembro de 2017.

 

 

“A crença na vida após a morte é um conto de fadas para quem tem medo de morrer. Vivo com expectativa de uma morte precoce há 49 anos. Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa”.

 

 

Stephen Hawking não tinha medo de morrer e esse foi apenas um entre muitos ensinamentos que o cosmólogo e astrofísico inglês deixou como legado.

 

A morte do cientista, anunciada pela própria família de Hawking na madrugada desta quarta-feira (14), em Cambridge, entristeceu o mundo e rendeu, quase que de forma imediata, uma série de homenagens da comunidade científica e de celebridades nas redes sociais.

 

 

 

(“Lembrando Sthephen Hawking, um renomado físico e embaixador da ciência. Suas teorias destravaram um universo de possibilidades que nós e o mundo estamos explorando. Que você possa continuar voando como o super-homem na microgravidade, como uma vez disse aos astronautas na estação espacial.”)

 

 

 

(“Descanse em paz Stephen Hawking. Obrigado por ter mostrado ao universo que nada detém uma grande mente”.)

 

 

 

 

(“Gênios são bons e raros. Adeus, Professor Hawking. Você inspirou e ensinou a todos”.)

 

 

(“Até logo Stephen Hawking. Um grande homem. Sou honrado por ter passado um tempo com ele. Descanse em paz”.)

 

Quem foi Stephen Hawking

 

 

Getty Images

 

Stephen Hawking foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), enfermidade neurodegenerativa paralisante rara, aos 21 anos.

 

A doença que normalmente atinge pessoas entre 55 e 65 anos, obrigou o cientista a passar décadas em uma cadeira de rodas, auxiliado por um respirador artificial e com capacidade de controlar somente um músculo do corpo — o da bochecha.

 

As dificuldades que a vida lhe impôs, no entanto, não o impediram de se tornar um dos maiores gênios da história e de deixar para o universo que tanto estudou ensinamentos que jamais morrerão.

 

“Meu objetivo é simples. É uma completa compreensão do universo, porque é como é e porque ele existe em tudo”.

 

Apesar de ter sido dotado com uma mente brilhante, Hawking não se gabava de seu quociente de inteligência altíssimo (Q.I.), e ainda ironizava quem o fazia.

 

“Pessoas que se vangloriam dos seus Q.I. são perdedoras”.

 

A paixão pelos mistérios do universo e os questionamentos constantes sobre os planos de Deus eram os tópicos preferidos de Hawking e que, portanto, renderam os principais ensinamentos que o cientista deixou para a comunidade.

 

A vida do físico britânico foi retratada no filme A teoria de tudo (2014), dirigido por James Marsh e rendeu o Oscar de melhor ator a Eddie Redmayne. O roteiro foi baseado no livro homônimo escrito por Jane, esposa do físico entre 1965 e 1995.

 

Em uma declaração publicada em suas redes sociais, o ator afirmou que “perdemos uma mente verdadeiramente bonita, um cientista surpreendente e o homem mais engraçado que já tive o prazer de conhecer. Meu amor e meus pensamentos estão com sua família extraordinária “.

 

Relembre a seguir mais frases célebres do cosmólogo:

 

 

Hindustan Times via Getty Images

 

“Encontrar a resposta para isso (existência do universo) seria o grande triunfo da razão humana, pois, desta forma, conheceríamos a mente de Deus”.

 

“Somos apenas uma estirpe avançada de macacos em um planeta menor de uma estrela muito comum, mas podemos entender o universo, e isso nos torna muito especiais”.

 

“Eu acredito que a explicação mais simples é: não existe Deus. Ninguém criou o universo e ninguém dirige nossos destinos. Isso me leva ao profundo entendimento de que provavelmente não existe céu e nem vida após a morte. Temos apenas esta vida para apreciar o grande projeto do Universo , e sou muito grato por isso.”

 

“A prova de que no futuro não existirão viagens no tempo é que não estamos sendo visitados por viajantes do futuro”.

 

“Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço”.

 

“A vida seria trágica se ela não fosse engraçada”.

 

Compartilhe: