Conectado por

Rondônia, sexta, 29 de março de 2024.

Geral

Um novo modelo de contratação para executivos


Compartilhe:

Publicado por

em

Interim Management: Alocação de capital intelectual em um modelo mais sustentável para as empresas, ampliando as oportunidades de trabalho para executivos brasileiros

São Paulo, fevereiro de 2018 De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados no dia 31 de janeiro, apontam que no período de outubro a dezembro de 2017, a categoria dos empregados no setor privado sem carteira de trabalho assinada (11,1 milhões de pessoas) apresentou estabilidade em relação ao trimestre anterior e em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, registrou elevação de (5,7%), representando um adicional estimado de 598 mil pessoas.

O Brasil começa a dar sinais de retomada de crescimento, mas a caminhada é árdua e extensa. Temos centenas de altos executivos – diretores e gerentes – que deixaram suas cadeiras e estão em busca de novas oportunidades no mercado e um novo modelo de contratação ganha força, o Interim Management. Neste sistema o executivo trabalha por alocação em projeto, vendendo suas horas por um custo interessante para as empresas. Tudo com total segurança de consultorias que fazem a gestão do contrato e com foco na qualidade, garantindo segurança para os dois lados. A carteira de trabalho assinada começa a ser o menos importante para os executivos brasileiros, que agora veem a possibilidade de um contrato de prestação de serviços como forte alternativa a sua volta a mercado de trabalho.

Atualmente, para um executivo conseguir se recolocar demanda de doze a dezoito meses de acordo com a consultoria innovativa – Executivos Associados. São os salários altos e os benefícios diferenciados que dificultam seu retorno ao mercado de trabalho. “Nossa ideia é auxiliar não só o executivo a ingressar em suas áreas de atuação e voltar a ser produtivo, mas também as empresas que estão passando por ajustes estruturais, financeiros e estratégicos. É uma via de duas mãos. Elas necessitam de mão de obra especializada em gestão empresarial de qualidade e nós oferecemos um novo modelo de consultoria o “Interim Management” – utilizado há muitos anos nos Estados Unidos e Europa – a custos mais interessantes e adequados ao momento econômico que estamos vivendo”, ressalta diretor-presidente da innovativa, Carlos Macedo.

Há demanda para executivos atuando nesse modelo mais consultivo de Interim Management nas mais diversas áreas: finanças, recursos humanos, compliance, tecnologia da informação, operações e marketing.

As empresas de Interim Management fazem uma análise mais estruturada das necessidades dos clientes e buscam dentro de seus quadros de executivos o perfil mais adequado, com muita precisão e velocidade.

Conceito de Interim Management – É um modelo de prestação de serviços pelo qual executivos experientes e de alto nível assumem a gestão temporária de uma ou várias áreas de uma organização.

O contrato de prestação de serviços é com a consultoria, garantindo segurança no processo, qualidade e continuidade.

O executivo é apresentado no modelo de serviço consultivo e o cliente pode contratá-lo diretamente sem nenhum custo ou taxa, ao final do contrato.

Benefícios para empresas na contratação de um Interim Manager – O processo é rápido e totalmente diferenciado das empresas de seleção de executivos atuais. “A necessidade de cada cliente é analisada em um rigoroso processo e desenho do perfil, como em um projeto consultivo. Rapidamente, é determinado um executivo capacitado, com perfil consultivo sênior e adequado para resolver e atuar pelo período necessário. Caso a empresa se interesse pela contratação do profissional em regime de CLT, após o período contratado, não há qualquer custo nem para empresa e nem para o profissional”, ressalta Macedo.

Custos para empresas no modelo Interim Management – É mais econômico quando comparado ao modelo tradicional de contratação. Contratar um alto executivo no modelo “Interim Management” pode reduzir em média 20% os custos com salário, benefícios e encargos trabalhistas, acabam onerando o valor do profissional. “Um contrato com período e valor determinado, pago mensalmente, e nenhum custo a mais. É uma grande chance para o mercado absorver o conhecimento destes profissionais extremamente gabaritados e analisar por um tempo maior se este executivo tem o DNA da empresa”, evidencia o Diretor da consultoria.

Assertividade na contratação efetiva de um executivo – No modelo de Interim Management, o executivo sabe que tem de fazer o melhor se quiser renovar após o período de contratação dos serviços por mais ou até mesmo ser absorvido como quadro permanente da empresa no modelo CLT. A empresa passa a ter mais liberdade para analisar se aquele perfil está aderente as reais necessidades.

Troca de executivos caso não seja o perfil desejado do contratante –As consultorias mais sérias garantem a qualidade da entrega de seus executivos associados, pois sabem que é primordial desenvolver um trabalho exímio em qualquer empresa que forem atuar. “Caso a empresa contratante não esteja contente com o executivo designado para determinação ação, é realizada a mudança do perfil como garantia em contrato e sem qualquer custo. Afinal o objetivo é tender a necessidade do cliente com excelência e preservar nossos executivos

para que continuem trabalhando e se sintam confortáveis e motivados”, comenta Macedo.

Benefícios do Interim Management para executivos – A possibilidade de voltar ao mercado em um novo modelo, mas assertivo quanto ao que esperado do executivo, sem surpresas e com tempo determinado. Se fizer o melhor, as chances da continuidade ou efetivação aumentam melhorando assim a possibilidade de um longo período de serviços naquela empresa. “As exigências são altas, pois a ideia é oferecer os melhores e mais experientes executivos, para que o modelo seja encarado como uma alternativa aos altos custos das consultorias em modelos mais tradicionais. Recebemos todos os dias solicitações de executivos para participarem da nossa estrutura, e todos são analisados minuciosamente, para que não percamos a qualidade de nossos serviços”, completa.

Compartilhe: